Guia da Semana

Nos anos 80 a prática de BMX, ou também conhecido como bicicross, era muito mais popular do que é atualmente. Pra você ter uma ideia, existia cerca de 1200 competidores profissionais de bicicross em São Paulo, e hoje, são apenas 20.

+ Roller Jam é inspirado em ringues de patinação dos anos 70 e 80
+ Saiba onde andar de longboard em São Paulo

Essa drástica caída rolou porque nos últimos anos as pistas espalhadas pela cidade foram desaparecendo e o negócio foi tão feio que sobrou somente duas pista de terra, uma delas é o Espaço Cancioneiro, localizada na Avenida Bandeirantes próxima à marginal Pinheiros.

O espaço é apertadinho, mas ainda quebra um galhão pra galera quer treinar velocidade, Dirt Jumping - saltos em rampas de terra - ou outras modalidades como mountain bike. Tem até um cantinho dedicado ao biketrail, aquele lance que o povo fica se equilibrando em cima de um obstáculo sem colocar o pé no chão, saca?

A outra de bicicross fica do outro lado da cidade, em São Miguel Paulista, próximo ao Viaduto Jacu Pêssego. Além da pista de terra, o local conta com uma área para a prática de street com obstáculos como rampas, paredes e corrimões. Às vezes até rolam uma competições por lá.

Como a pegada mais street se popularizou depois do sumiço das pistas de bicicross é muito mais fácil achar pistas para quem curte a modalidade. A maior delas está situada no Parque da Juventude Cittá Di Maróstica, em São Bernardo do Campo. São mais mais de 21 mil metros quadrados dedicados a diferentes esportes radicais inclusive o BMX.

Para quer procura uma área mais central tem o Parque Zilda Natel, na Rua Doutor Arnaldo, 1250, com a Cardoso de Almeida. Ali é bem equipado com minirrampa e níveis diferentes de obstáculos tanto pros skatistas quanto pros que andam de BMX.

Fizemos um mapinha caso você queira explorar outros picos que estão espalhados pela cidade, veja só:

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Fev 2014.