
Árvore Baobá: um dos símbolos sul-africanos e bastante comum em Polokwane
Localizado na Província de Limpopo, região mais ao norte da África do Sul, Polokwane é cercada de belas paisagens e de uma diversidade cultural exclusiva. A cidade, onde se falam seis línguas oficiais, também é considerada uma das que mais crescem, superando todas as taxas sul-africanas, o que é a torna um grande atrativo para os investidores.
Limpopo faz fronteira com Zimbábue, Moçambique e Botsuana. A exportação de minérios é um dos pilares da econômia do local, já que a província tem a maior reserva mundial de metais como a platina, o vanádio, o cromo, o titânio e o cobre.
Seu clima e seu ambiente natural, com fauna e sítios arqueológicos, fazem do local uma cidade com grande potencial turístico, mas a grande força da região está mesmo na agricultura, principalmente no cultivo de frutas e legumes. O potencial e a produção agrícola contribuem bastante para o crescimento visível de Polokwane.
O clima é ideal para quem curte aproveitar o sol, já que na maior parte do ano a temperatura é agradável, com temperaturas médias elevadas. Polokwane tem outra curiosidade a seu respeito, pois é a terra de um dos símbolos do continente africano: o Baobá, a maior árvore da África. A cidade também abriga a fábrica do famoso licor Amarula.
A terra possui muitas cavernas, onde habitavam três povos importantes da cultura sul-africana: os Venda, os Bakone e os Ndebele.
Polokwane, em um dos dialetos locais, significa "lugar seguro" e suas terras são envolvidas pela mitologia, já que por lá passaram o povo mapungubwe, que viveu na Idade do Ferro, e a Modjadji, uma lenda conhecida como a Rainha Chuva.
Ecoturismo , mitologia e história formam a rota turística da cidade
Foto: AFP

Fachada do estádio Peter Mokaba, uma das sedes da Copa do Mundo 2010
A cidade de Polokwane é ideal para a prática do ecoturismo. Sua biodiversidade e seu ambiente natural formam o cenário perfeito para quem procura descansar em contato direto com a natureza.
Algumas reservas, como a Reserva Polokwane, onde habitam espécies do raro rinoceronte branco, do antílope negro, de girafas e de cerca de 200 espécies de aves, além do lago Fundudzi são algumas das opções para o ecoturismo.O Bird Polokwane e o Reptile Park são outras opções para o turista que curte estar em contato com a natureza um pouco mais intensamente.
A província também possui um rico patrimônio histórico-cultural, com vários sítios arqueológicos, cavernas e ruínas. O conjunto de cavernas chamado de Makapan, a cerca de 50 quilômetros de Polokwane, e a caverna das Lareiras são dois dos sítios arqueológicos mais ricos e antigos da humanidade. Nesses locais, assim como no museu Irish House, o turista pode encontrar indícios pré-históricos da evolução da espécie humana, além de uma série de artefatos e ferramentas utilizados nos períodos Paleolítico e Neolítico. Outro famoso conjunto de cavernas é o Gwasa, que serviu de refúgio para combatentes no conflito entre os voortrekkers, primeiros colonos holandeses, e os africanos indígenas que habitavam o local.
O Bakone Malapa, museu a céu a aberto sobre a tribo Bakone, a aldeia Ndebele, onde a tribo de mesmo nome produz várias peças de artesanato, e a floresta Thate Vondo, região sagrada para o povo Venda, são as opções de passeios para o visitante que preferir se aprofundar na cultura e nos costumes das tribos de Polokwane.
Para o turista que pretende fazer compras, as opções são o Savannah Mall, que tem várias lojas das principais marcas do mundo e o único cinema da cidade, ou os shoppings centers da rua Thabo Mbeki, um importante centro comercial.
O estádio-sede da Copa do Mundo 2010 em Polokwane será é o recém-inaugurado Peter Mokaba, que tem capacidade para 45 mil espectadores.
Locomoção e hospedagem: turista deve se informar antes de escolher suas opções
Ônibus, táxis, carros de aluguel, trens e micro-ônibus: essas são as formas de se locomover na cidade de Polokwane e no restante da Província de Limpopo.
O governo promete melhorar as malhas viárias e as ferrovias, aumentar as linhas de ônibus e aumentar as frotas, além de reformar e modernizar completamente o Polokwane International Airport, pois são esperados cerca de 400 passageiros por hora, durante a disputa do mundial.
As opções de hospedagem não fogem do que se encontra nas outras cidades sul-africanas. Polokwane tem opções variadas de acomodação, com os hotéis luxuosos e os mais acessíveis. No cento da cidade os hotéis são mais caros, já no subúrbio o turista pode encontrar opções mais acessíveis. A cidade também tem alguns hotéis-safári, para quem prefere se hospedar próximo aos animais, aproveitando a natureza da região.
Produção agrícola favorece cozinha saudável em Polokwane
Polokwane tem uma das cozinhas mais saudáveis e tradicionais de toda a África do Sul, devido ao seu grande potencial agrícola. A cidade produz frutas e legumes de qualidade e em muita quantidade. O principal chamariz da cozinha é o frescor de seus alimentos, em sua maioria, produzidos ali mesmo, nas fazendas e pomares da cidade.
A culinária do local também se orgulha de ser tipicamente sul- africana, portanto consome bastante carne, principalmente quando fazem o braais, o churrasco dos anfitriões da Copa.
O Jembe Tavern, um dos mais tradicionais bares da cidade, é a melhor opção para quem quiser curtir a noite. Com shows, karaokê e apresentação de comediantes, o ambiente é ideal para quem gosta de diversão e música. Se preferir, o turista pode conhecer o cassino Meropa, considerado um dos mais sofisticados centros de entretenimento da África do Sul.
Como chegar?
Para chegar à África do Sul, o turista precisa pousar no Aeroporto Internacional OR Tambo, na cidade de Johannesburgo. Polokwane fica a cerca de 330 quilômetros distante e a viagem pode ser feita de avião ou até mesmo de carro.
De carro essa viagem pode levar 3 horas e 20 minutos, já de avião a distância pode ser percorrida em 55 minutos. Os voos entre os aeroportos de Polokwane e de Johannesburgo existem, mas não são muito frequentes, portanto o turista precisa ficar atento quando pisar em solo sul-africano.
A empresa South African Airways (SAA) é quem faz essa viagem e os preços das passagens estão a consultar.
Confira outras informações sobre os serviços na cidade de Polokwane.
Atualizado em 6 Set 2011.