A cromoterapia se utiliza da cor e da luz para harmonizar as energias do corpo, abrangendo aspectos físicos, mentais, espirituais e emocionais. A fim de promover o equilíbrio humano e aprimorar a saúde, essa técnica se baseia principalmente nas sete cores do espectro solar: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
O alcance das cores vai além de aplicações em tratamentos físicos e alterações comportamentais. Esses tons também desempenham um papel crucial na harmonização de espaços residenciais, em ambientes de trabalho e na vida das pessoas em geral, além da alimentação – um prato colorido, bem decorado e alegre pode fazer toda a diferença.
Pensando nisso, o Guia da Semana entrevistou Katrina Devilla, especialista da iQuilíbrio, que compartilhou algumas dicas sobre como incorporar as cores em seu benefício.
Amarelo
Amarelo é a cor que estimula fortemente a felicidade, traz uma sensação de segurança, bem como uma forte sensação de bem-estar. A cor também é capaz de contribuir para elevar a criatividade. Na cromoterapia, ela pode ser usada por pessoas mais introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.
Azul
A cor azul possui propriedades tranquilizantes, ajuda a combater problemas relacionados ao estresse, trazendo calma e harmonia para quem usa. Azul é um tom sereno, é sinônimo de confiança renovada, tranquilidade, honestidade e contentamento.
Vermelho
O tom vermelho dá energia e libera adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é utilizado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. A cor também é usada para revitalizar e incentivar o movimento físico.
Laranja
Misturado com vermelho e amarelo, o laranja é uma cor quente e estimulante. Na cromoterapia, é muito utilizado por sua potência energética. A cor contribui para aumentar a autoestima, aumentar o otimismo, dar disposição e incentivar o intelecto, além de combater a fadiga e estimular o sistema respiratório.
Verde
Esse tom emite harmonia e equilíbrio, além de estimular fortemente a segurança. Assim como o azul, essa cor pode ajudar nos estados de ansiedade, insônia e estresse.
Como usar as cores no seu dia
- Aposte em maquiagens, esmaltes e acessórios para dar um up no visual e se beneficiar da energia;
- Além das roupas convencionais, use as cores nas roupas íntimas, isso fará diferença;
- Aposte na decoração da sua casa, como quadros, painéis e objetos decorativos, para trazer mais vitalidade;
- Inclua uma alimentação colorida no seu dia a dia.
Por Amanda Matos
Atualizado em 1 Abr 2024.