Guia da Semana
Estilo de vida
Por Redação Guia da Semana

É hoje: noite terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue; saiba mais!

A noite do dia 31 de janeiro traz três eventos astronômicos incríveis.

Superlua será vista na noite do dia 31 de janeiro (Foto: Shutterstock)

O mês de janeiro promete uma noite incrível para quem ama fenômenos lunares! A noite do dia 31 de janeiro, quarta-feira, irá trazer simplesmente três eventos astronômicos incríveis: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue, todas juntas. É a primeira vez que esse fenômeno ocorre em 150 anos.

A Superlua acontece quando a lua, em sua fase cheia, fica mais próxima da Terra, o que a faz parecer maior e mais brilhante do que em dias comuns. Estatisticamente falando, o nosso satélite natural fica 15% mais brilhante e 30% maior do que as luas cheias regulares. No dia 1º de janeiro de 2018 muita gente pôde presenciar esse fenômeno.

Já a Lua de Sangue é um outro nome dado ao famoso eclipse lunar total. Isso porque, quando a luz passa pela atmosfera da Terra durante o fenômeno, a luz vermelha proveniente do sol é refletida, resultando em um tom avermelhado em nosso satélite natural.

E a Lua Azul, na verdade, não é um fenômeno. E sim a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.

No Brasil, infelizmente, não seremos capazes de conferir o eclipse (Lua de Sangue), mas a lua certamente estará incrível com o fenômeno da Superlua.


Atualizado em 1 Fev 2018.

Mais notícias

10 dicas para promover mudanças de hábitos em 2020

Estilo de vida

14 aplicativos que você deveria ter no seu celular e vão facilitar sua vida

Estilo de vida

7 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Estilo de vida

Saiba quais são as tatuagens mais buscadas ao redor do mundo

Estilo de vida

Oportunidades, desafios e mais: descubra como será o ano de 2019 para cada signo

Estilo de vida

Dicas para atrair prosperidade no lar em 2019

Estilo de vida