Guia da Semana
Estilo de vida
Por Redação Guia da Semana

É hoje: noite terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue; saiba mais!

A noite do dia 31 de janeiro traz três eventos astronômicos incríveis.

Superlua será vista na noite do dia 31 de janeiro (Foto: Shutterstock)

O mês de janeiro promete uma noite incrível para quem ama fenômenos lunares! A noite do dia 31 de janeiro, quarta-feira, irá trazer simplesmente três eventos astronômicos incríveis: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue, todas juntas. É a primeira vez que esse fenômeno ocorre em 150 anos.

A Superlua acontece quando a lua, em sua fase cheia, fica mais próxima da Terra, o que a faz parecer maior e mais brilhante do que em dias comuns. Estatisticamente falando, o nosso satélite natural fica 15% mais brilhante e 30% maior do que as luas cheias regulares. No dia 1º de janeiro de 2018 muita gente pôde presenciar esse fenômeno.

Já a Lua de Sangue é um outro nome dado ao famoso eclipse lunar total. Isso porque, quando a luz passa pela atmosfera da Terra durante o fenômeno, a luz vermelha proveniente do sol é refletida, resultando em um tom avermelhado em nosso satélite natural.

E a Lua Azul, na verdade, não é um fenômeno. E sim a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. 

No Brasil, infelizmente, não seremos capazes de conferir o eclipse (Lua de Sangue), mas a lua certamente estará incrível com o fenômeno da Superlua.


Atualizado em 1 Fev 2018.

Mais notícias

Oportunidades, desafios e mais: descubra como será o ano de 2019 para cada signo

Estilo de vida

Dicas para atrair prosperidade no lar em 2019

Estilo de vida

Cursos incríveis para investir durante as férias de janeiro 2019 em São Paulo

Estilo de vida

O planeta regente de 2019 será Marte; entenda!

Estilo de vida

Ano do Porco: saiba as previsões do Horóscopo Chinês para 2019

Estilo de vida

Até R$120: mais de 25 dicas de presentes da Zôdio para o Natal 2018

Estilo de vida