As exposições imperdíveis de maio em São Paulo oferecem cultura e diversão para toda a família. Neste mês, estreiam na cidade mostras como O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes, no Jardim Botânico; Andy Warhol: Pop Art!, no MAB FAAP; e Dopamina Land, no Shopping Eldorado.
Animou? Confira a seleção do Guia da Semana de exposições imperdíveis em São Paulo em maio de 2025:
Confira

Renata Lucas: domingo no parque | Pina Estação
A radicalidade do trabalho da artista Renata Lucas se evidencia no confronto não apenas com a escala das três salas expositivas do museu, mas também a fachada e a praça em frente ao prédio da Pina Estação, localizada no Largo General Osório. Na entrada, um grande letreiro estampa a frase “Amanhã não tem feira”, trecho da música de Gilberto Gil, que só pode ser lida inteiramente a partir da praça.
- Até 18 de maio
- Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia

Isaac Julien – Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collage | Nara Roesler
A exposição apresenta 20 obras, 16 delas totalmente inéditas – derivadas do filme “Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement” (2019), em que Lina Bo Bardi (1914-1992) é representada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. O texto crítico é de Solange Farkas, fundadora da Associação Cultural Videobrasil, em 1991, e curadora de diversas bienais e exposições.
- Até 24 de maio
- Avenida Europa, 655 - Jardim Europa

Caipiras: das derrubadas à saudade | Pina Luz
A exposição coletiva nasce a partir do trabalho emblemático de Almeida Júnior (Itu, 8 de maio de 1850 — Piracicaba, 13 de novembro de 1899), Caipira picando fumo (1893), para repensar o imaginário em torno da identidade deste tipo social construído para designar o paulista interiorano.
- Até 25 de maio
- Praça da Luz, 2 - Bom Retiro

Maio Fotografia | MIS
O projeto anual ocupa todas as galerias do museu e traz diversos fotógrafos e fotógrafas de diferentes origens e gerações, dando protagonismo a um dos suportes mais presentes na coleção do próprio MIS: a fotografia. O público pode apreciar as seguintes mostras: “A São Paulo de German Lorca”; “Can you feel it?”, de Bruce Talamon; “O Trabalho”, de Jean Manzon; “Seja o que Deus quiser”, de Dani Tranchesi; “Solaris” - Nova Fotografia; e “Suportes da Memória”, do Acervo MIS.
- de 1 de maio a 22 de junho
- Museu da Imagem e do Som [Av. Europa, 158 - Jardim Europa]

Mônica Ventura: Daqui um lugar | Pina Luz
A artista Mônica Ventura explora materialidades e símbolos associados às cosmologias afro-ameríndias em um site-specific produzido em diálogo com a escala monumental do espaço central do edifício. Ao entrelaçar as camadas de tempo que habitam o Octógono, a artista propõe ao visitante um lugar em que as conexões humanas possam confluir, receber e irradiar energia, a partir da relação entre corpo e arquitetura.
- Até 3 de agosto
- Praça da Luz, 2 - Bom Retiro

Olho d'água - Patricia Leite | Instituto Tomie Ohtake
A exposição reúne cerca de 30 obras, entre desenhos, pinturas e objetos que perpassam os quarenta anos da trajetória artística de Patricia Leite. Algumas das mais emblemáticas obras de Leite estão na exposição, como pinturas nas quais a artista cria o que chama de “sensações de paisagens”: obras cujas fontes de inspiração possam ter sido viagens, diálogos com amigos, letras de músicas, cenas de filmes, trechos de poesias, recordações marcantes ou fotografias tiradas por ela ou encontradas.
- Até 25 de maio
- Rua Coropé, 88 - Pinheiros

Coleção Vilma Eid – Em cada canto | Instituto Tomie Ohtake
A exposição se dedica a examinar o acervo da colecionadora e galerista Vilma Eid, que nos últimos quarenta anos construiu uma coleção singular, reunindo trabalhos de mais de 100 artistas entre os ditos populares, modernos e contemporâneos.
- Até 25 de maio
- Rua Coropé, 88 - Pinheiros

Cinco ensaios sobre o MASP — Histórias do MASP | MASP
Em formato de linha do tempo, a mostra coloca em diálogo 74 obras do acervo do MASP com uma documentação raramente exibida do Centro de Pesquisa do museu, abrangendo fotografias, documentos, cartazes, livros, catálogos, jornais e revistas. Essa seleção apresenta a memória da instituição de maneira didática e panorâmica, abordando temas como a criação do museu, a formação de seu acervo, sua primeira sede na 7 de abril, a mudança para a Avenida Paulista, além de exposições e eventos que fizeram história nas últimas décadas.
- Até 3 de agosto
- Avenida Paulista, 1510 - Bela Vista

Ad Minoliti: Escola Feminista de Pintura | Pina Contemporânea
Partindo de um repertório ligado à abstração geométrica e aos ativismos de gênero e sexualidade, Ad Minoliti propõe um novo modelo de educação artística, transformando a sala expositiva em um espaço de aprendizado teórico-prático. A oitava edição da Escola Feminista de Pintura foi pensada como um site-specific para a Galeria Praça, espaço que já foi uma sala de aula.
- Até 27 de julho
- Av. Tiradentes, 273 - Luz

Acervo em Perspectiva| Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Ao dedicar atenção especial – e espacial – a cada trabalho, a mostra joga luz sobre as particularidades de cada obra e permite ao público se aproximar de maneira dinâmica, uma vez que novos arranjos expositivos permitem interpretações inéditas. Esta edição reúne trabalhos de Washington Silvera, Nem e M’bareck Bouhchichi.
- Até 15 de junho
- Av. Pedro Álvares Cabral - Parque Ibirapuera, Portão 10 - Moema

Fala Falar Falares | Museu da Língua Portugues
A exposição celebra a fala e os sotaques brasileiros. No espaço expositivo, há recursos tecnológicos, produções audiovisuais e experiências participativas, que farão o visitante se encantar com os mecanismos que tornam o ato de falar um superpoder do ser humano. Além disso, em um quiz, o público será desafiado a descobrir de que estado do país é a pessoa que aparece falando em um vídeo sobre sua vida e características de onde nasceu. Engana-se quem pensa ser uma tarefa fácil. Será que você consegue distinguir quem é do Pará e do Rio de Janeiro? Ou de Mato Grosso do Sul e do Paraná?
- Até 14 de setembro
- Praça da Luz, s/nº - Portão 1

Andy Warhol: Pop Art! | Museu de Arte Brasileira FAAP
A maior exposição sobre Andy Warhol já realizada fora dos Estados Unidos. Organizada pelo Instituto Totex, a exibição com curadoria de Priscyla Gomes conta com mais de 600 obras do maior símbolo do movimento artístico Pop Art, vindas do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA), as quais estarão distribuídas em 2000 metros quadrados de galerias.
- Até 30 de junho de 2025
- Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Carlos Zilio - a querela do Brasil | Itaú Cultural
Com mais de 100 obras, essa é a primeira retrospectiva do artista, nascido em 1944, no Rio de Janeiro. Com caráter cronológico, a mostra acompanha a sua produção de 1966 a 2022 definida por cada fase de sua vida. A exposição passa pelas diferentes etapas da obra do artista – entre técnicas, linguagens e suportes variados – e acompanha o desenvolvimento do trabalho iniciado com uma produção politizada, durante a ditadura militar, passando por trabalhos abstratos e de experimentação em uma reflexão sobre a identidade nacional e o modernismo brasileiro, até chegar ao vazio e à ausência. Exibe, ainda, cadernos de trabalho de Zilio, nunca expostos.
- Até 6 de julho
- Avenida Paulista, 149 - Bela Vista

Zanele Muholi: Beleza valente | IMS Paulista
Exposição retrospectiva de Zanele Muholi (1972, Umlazi, África do Sul), um dos nomes mais aclamados da fotografia contemporânea. Desde o início dos anos 2000, Muholi, que se define como ativista visual, documenta a vida da comunidade negra LGBTQIAPN+ na África do Sul e no mundo. A mostra reúne as principais séries fotográficas de Muholi, especialmente Faces and Phases (extenso mapeamento de pessoas lésbicas, bissexuais, não binárias e transmasculinas feito desde 2006, hoje com centenas de fotos), Somnyama Ngomyama (autorretratos que tratam de temas como racismo, trabalho, eurocentrismo e sexualidade), Brave Beauties e trabalhos inéditos produzidos no Brasil.
- Até 22 de junho
- Av. Paulista, 2424 - Bela Vista

Anexa CCBB Movimentos Miméticos | Centro Cultural do Banco do Brasil
O projeto "Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos" é uma ocupação multilinguagem que transforma o espaço anexo do CCBB São Paulo em um ecossistema sensorial inovador. Inspirado no fenômeno biológico do mimetismo, a iniciativa explora as fronteiras entre arte, natureza e tecnologia, promovendo reflexões sobre coexistência, sustentabilidade e os impactos ambientais.
- Até 22 de julho
- Rua da Quitanda, 70 - Sé

O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes | Jardim Botânico
A magia sombria e encantadora de um dos diretores mais icônicos da indústria cinematográfica está prestes a invadir a capital paulista. Pela primeira vez no Brasil, a exposição "O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes", que fez sucesso no Jardim Botânico de Nova York em 2024, chega ao Jardim Botânico de São Paulo, trazendo uma experiência imersiva única baseada no clássico da Disney de 1993.
- de 15 de maio a 29 de junho
- Av. Miguel Estefno, 3031 – Vila Água Funda

Dopamina Land | Shopping Eldorado
O público poderá explorar o universo da felicidade na Dopamine Land em uma sequência de instalações coloridas e brilhantes interativas. Numa série de ambientes projetados para estimular o tato, a visão, o olfato e até mesmo a memória, a atração oferece um convite irresistível e único para se divertir em espaços exclusivos. Desde guerra de travesseiros até mergulhos em uma piscina de bolinhas gigante, cada atração foi concebida para proporcionar momentos de contemplação e criatividade para fotos memoráveis.
- de 15 de maio até 13 de julho
- Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros

Viva Volpi: arte para brincar| Farol Santander
Inspirada na obra do renomado pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896–1988), a mostra, com curadoria de Karina Israel e Ceci Amorim, oferece uma experiência que une arte e tecnologia para explorar, de forma lúdica, o universo colorido e geométrico do artista. A mostra valoriza a experimentação e o aprendizado por meio da interação direta com os elementos do espaço, permitindo que os visitantes sintam, toquem e criem dentro do universo de Volpi.
- Até 27 de julho
- R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo
Por Regina Lemmi
Atualizado em 9 Mai 2025.