Guia da Semana

Quem disse que estrelas da música só fazem sucesso nos palcos? Diversos artistas com a carreira já consolidada, arriscaram no universo da literatura infantil e se deram muito bem. A Madonna é um exemplo. A popstar teve seis livros publicados e todos eles fizeram sucesso.

+ Músicas que você nem imaginava que eram inspiradas em livros
+ 7 biografias nacionais que você não pode deixar de ler
+ Biografias da música que você tem que ler

O ex-beatle Paul McCartney também entrou na onda e seu livro “High in the Clouds” não só vendeu horrores de cópias mas como também vai virar uma animação em longa-metragem. Veja a seguir uma lista de músicos que se deram bem na literatura:

Madonna

A popstar foi uma das primeiras celebridades da música a engatar na carreira de escritora. Em 2003, ela fechou um contrato com uma editora para uma coleção de livros chamada “As Rosas Inglesas” e em seguida já lançou seu primeiro livro infantil, “Amigas Para Sempre”. O sucesso foi imediato e a partir daí vieram os outros: “Adeus Grace”, “A Garota Nova”, “Uma Rosa de Outro Nome”, “Tristezas De Uma Irmã Mais Velha” e “Ser a Binah”. Se deu bem!

David Bowie

O camaleão do rock se empolgou com a história da Madonna e em 2004 publicou o “Musical Storyland”. O livro, trás ilustrações da artista Jamilla Naji baseadas nas músicas do início da carreira de Bowie, compostas entre 1966 e 1967. A proposta do cantor foi fazer com que as crianças a melhorassem as habilidades de leitura enquanto expostos a música e arte visual.

Paul McCartney

O ex-beatle também entrou no mundo da literatura infantil em 2004 e escreveu “High in the Clouds” ao lado dos autores Geoff Dunbar e Philip Ardagh. O livro mostra saga de um esquilo órfão para encontrar Animalia, uma espécie de santuário para animais. Recentemente, foi divulgado que a história vai virar uma animação em longa-metragem.

Ringo Starr

Tem tudo a ver um ex-beatle escrever um livro infanti, né? Ringo também achou que seria legal ter seu nome estampado na capa de um e autorizou que “Octopus’s Garden“, música que escreveu para o disco “Abbey Road”, dos Beatles, fosse ilustrada por Ben Cort.

Bob Dylan

Dylan ainda não escreveu o seu próprio livro infantil, mas isso não impediu que um dos maiores expoentes do folk emprestasse suas letras pra alguns artistas ilustrarem livros adolescentes. “Blowin' in the Wind”, “Forever Young”, “If Dogs Run Free” e “Man Gave Names to All the Animals” estão disponíveis como livros de imagens e acompanham as letras do mestre.

Dolly Parton

A rainha da música country norte-americana escreveu dois livros para crianças. Em “I Am a Rainbow” ela ensina a meninada expressar seus sentimentos através de cores, mas em “Coat of Many Colors” a mensagem é um pouco mais profunda. Baseado em uma de suas letras em 1971, o livro conta a história de uma menina que sofre bullying por usar um casaco feito trapos. Dolly Parton rocks!

Courtney Love

Uma das maiores causadoras no universo da música também não pode deixar de contribuir para a literatura. Love foi co-criadora do mangá “Princess Ai”, a história de uma menina com amnésia que foi misteriosamente transportada para Tóquio e que se apaixona por um músico talentoso. Ela pode ser meio maluca, mas se deu super bem nessa, diz que o livro vendeu horrores.

Colin Meloy - The Decemberists

O vocalista do The Decemberists escreveu um livro infantojuvenil chamado “Wildwood”, que conta as aventuras de dois adolescentes da sétima série que atravessam um deserto mágico para resgatar um bebê raptado por corvos. Dizem que a história é uma lição de vida até mesmo para os adultos. Uma top produtora norte-americana pegou a história para fazer uma animação. Parece ser legal, né?

 

Por Juliana Andrade

Atualizado em 6 Nov 2013.