Guia da Semana

Foto: Getty Images

Entre todas as correrias que o fim de um ano nos impõe, estão as festinhas de encerramento da escola. E lá vão os pais providenciar as roupinhas e acompanhar os filhos no grande dia.

A emoção de ver aquele ser no palco com os coleguinhas apresentando uma coreografia arduamente ensaiada com os professores é algo indescritível. É possível medir o orgulho e a alegria pelos flashes das máquinas e pelos pais, avós e tios presentes na plateia. E assim os filhos ganham novas experiências e crescem.

E nós, pais, procuramos dar a eles oportunidades. Oferecemos estudo, descanso, férias, viagens, diversão, cursos, livros. Oferecemos amor, valores, atenção, carinho, mas vem aquela voz interna perguntando: "Será suficiente? Vai dar certo? É que no fundo eu só quero que o meu filho seja feliz".

Como dedicação de pai e mãe não tem limite, vamos educando e sonhando com um mundo melhor para eles. E educar os filhos incentivando seus estudos ajuda e muito na sua formação como pessoas. Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorecer o hábito do estudo é fundamental para sua felicidade no futuro.

E dicas práticas sempre ajudam. Afinal, temos mais um ano, e outro, outro, até que cresçam e se tornem seres capazes de buscar a própria felicidade.

O que sugerimos?

- Organizar o espaço de estudo - É importante que a criança/adolescente tenha um espaço próprio para estudar, com seus materiais ao seu alcance (seus livros, lápis, borracha etc). Se estiver tudo espalhado, faltar material e se a cada dia a tarefa for realizada em um local diferente é mais difícil para o aluno se organizar e criar o hábito de estudos. Caso não seja possível um espaço exclusivo para o estudo (como uma escrivaninha ou mesa de estudo), a família pode organizar um "cantinho" onde todo o material fique disponível, de preferência próximo ao local onde o aluno realiza as tarefas.

- Distribuir o tempo das atividades - Algumas crianças e adolescentes têm dificuldades em organizar o tempo para as atividades que querem fazer e não conseguem limitar o tempo para a TV, brincadeiras, computador e as tarefas de casa. Brigar com eles no final do dia não fará com que no dia seguinte consigam fazê-lo. É preciso ensiná-los a administrar o tempo e uma excelente maneira de fazer isto é estabelecendo um horário fixo para o dever de casa. É importante que este horário tenha início e fim bem definidos, mesmo que nos primeiros dias o aluno não consiga completar as tarefas. O hábito de estudos e o horário de tarefas bem determinado farão com que, aos poucos, ele consiga concluir as tarefas no tempo estabelecido.

- Ampliar a oferta de leitura - O hábito de leitura é fundamental para o dever de casa, para o sucesso escolar e para o futuro profissional do estudante, mas é difícil desenvolver o hábito se a própria família não lê. Os pais ensinam mais através dos atos do que das palavras. Verificar em casa como anda o hábito de leitura pode ajudar o estudante nas tarefas de casa. Assinar um jornal, uma revista, ir à livraria, à biblioteca... Vale tudo: gibi, filme com legenda, revistas, não importa o assunto, o importante é ler. Quem lê escreve com menos erros, amplia o vocabulário e passa a ter mais facilidade na escola e no dever de casa.

- Estimular as brincadeiras - Algumas brincadeiras e atividades estimulam o cérebro das crianças e ajudam no desenvolvimento delas, como, por exemplo, as atividades com movimento corporal que auxiliam na oxigenação do cérebro. Movimentar-se é muito importante não só para o funcionamento corporal, cerebral e emocional, mas também para facilitar o aprendizado. Com o movimento e a brincadeira a criança faz representações mentais e essas, são fundamentais para a organização do raciocínio e a construção do conhecimento.

Com essas e outras ideias, vamos educando os filhos para continuarem os estudos mesmo depois de formados, para que sigam aprendendo sempre, com muitos amigos, com alta capacidade de leitura, e com a nossa alegria interna ao pensarmos que sempre estamos tentando o melhor.

Quem é a colunista: Adriana Pinheiro Tomaz.

O que faz: Responsável pela Orientação do Método Kumon.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do mundo: o Brasil.

Fale com ela: [email protected].

Atualizado em 6 Set 2011.