Guia da Semana

Foto: Getty Images


A aparência física tem sido muito valorizada nos últimos anos e houve um apelo muito grande para o emagrecimento. Com certeza estar com o cabelo arrumado e uma roupa bonita é muito bom. Mas não é só isso o que importa. Com essa valorização, vemos crescer o número de pessoas com duas doenças alimentares: a anorexia e a bulimia. Essas doenças têm características muito parecidas.

Na anorexia nervosa, a pessoa tem a crença de que está gorda, mesmo quando ela é magra; come em segredo e mente a respeito de comida; tem depressão, ansiedade e irritabilidade; pratica exercícios físicos em excesso e vai se isolando da família e amigos. Já a bulimia se caracteriza pela ingestão compulsiva de alimentos, alternado com jejuns; o paciente provoca o vômito e usa laxantes e diuréticos; também tem depressão e obsessão por exercícios físicos, e come em excesso ou escondido dos outros.

As complicações médicas da anorexia são a desnutrição e a desidratação; a pressão arterial diminui; a pessoa passa a ter anemia, redução da massa muscular e intolerância ao frio. Nas mulheres, o ciclo menstrual fica irregular e elas ficam mais propensas a ter infecções devida à baixa imunidade. Já a bulimia causa inflamação na garganta; a face fica inchada e dolorida; aparecem cáries e lesões no esmalte dos dentes; a pessoa fica desidratada; o vômito pode conter sangue e a pessoa tem dores musculares e câimbras.

Essas duas doenças precisam ser tratadas por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, médicos e nutricionistas. Muito dificilmente as pessoas que sofrem de algum destes transtornos vão assumir que têm algum problema. Por existir muito preconceito e desconhecimento claro das características, as famílias muitas vezes fingem que nada está acontecendo ou realmente não percebem. Se você está sentindo que tem algum problema desse tipo, vá procurar ajuda. Os profissionais são muito discretos e você poderá, em pouco tempo, ter controle sobre a sua vida. Além de terapia e aconselhamento nutricional, pode ser que um medicamento antidepressivo seja receitado. Isso quem decidirá será o médico e os profissionais que estão te ajudando.

Existe um livro muito bom sobre esse assunto chamado O Diário de uma Anoréxica. É verdadeiro e escrito por uma menina com anorexia, que escreve um diário sobre sua luta contra essa doença. Há uma parte em que ela faz de tudo para a mãe perceber o problema que ela tem. A mãe, por outro lado, continua não notando. Muitas vezes, as pessoas querem ajuda, mas não sabem por onde começar.

Pode ser também que você não tenha nada e só esteja muito preocupado com a forma física. Uma avaliação sempre é importante. Não pense que todos temos algumas dessas doenças. Elas não ocorrem só por causa do apelo à boa aparência. Mas existe uma predisposição psicológica para que um desses problemas ocorra. Comece a pensar antes de querer sempre estar muito magro ou desejar comprar uma roupa um número menor. O mais importante, com certeza, é estarmos bem com o nosso corpo. Depois tudo parece que, por mágica, fica bem.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

Sorte. Existe?

As princesas de hoje

Redes sociais

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: Psicopedagoga.

Pecado gastronômico: Adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 10 Abr 2012.