Guia da Semana

Foto: Getty Images

Para contribuir com o desenvolvimento de seus filhos, os pais devem sempre observar as crianças para conhecê-las melhor.

A partir do momento em que eles conseguem obter o máximo de informações sobre as características dos pequenos, torna-se possível estimulá-los, propondo atividades que apresentam a medida certa de desafio: algo nem tão fácil, a ponto de não ter nada com que aprender, nem tão difícil, que se torne impossível para eles.

A busca desse equilíbrio pode partir de uma boa atividade inicial. Quando se deseja estimular o desenvolvimento dos filhos, mas ainda não se está muito seguro sobre o que eles já sabem e sobre o que podem aprender, pode-se propor uma primeira atividade que cumpra essa função: levantar o máximo de informações que ajudem os pais a conhecer o que as crianças já sabem sobre determinado assunto e proporcionar uma observação direta das capacidades que elas já apresentam.

Para facilitar a observação das capacidades dos pequenos, os pais podem estimular diversas situações, como jogos educativos, atividades esportivas, contar histórias ou fazer a leitura de livros com eles. Outras sugestões são passeios em zoológicos, teatros, cinemas e museus, por exemplo, além de acompanharem suas tarefas escolares em casa.

Durante esta atividade, é preciso registrar o máximo de informações possíveis sobre as características dos filhos, entre elas, como é sua postura enquanto realiza as atividades, como está seu grau de atenção e concentração, qual é a capacidade de leitura e a riqueza de vocabulário - e como isso pode ser estimulado -, e como é seu relacionamento interpessoal e sua capacidade de realizar um trabalho em grupo. Além disso, os pais também podem observar nas crianças como está sua capacidade de organização, o capricho, a responsabilidade, a rapidez, a agilidade e sua curiosidade para aprender coisas novas.

Ao montar um quebra-cabeça com seu filho, por exemplo, procure observar como está sua coordenação motora fina, isto é, como ele segura as peças, quantas peças ele consegue montar, sua concentração, capacidade de perceber detalhes e a agilidade com que encaixa as peças.

Outro exemplo de atividade muito rica que auxilia na observação das características dos filhos é a leitura. Procurar identificar que tipo de livros eles gostam de ler, com que frequência o fazem, como está seu vocabulário e como é a fluência dessa leitura. É importante que os pais, ao contarem histórias ou ouvirem uma narrativa contada por eles, busquem estimular sua criatividade por meio da leitura.

Ao propor essas atividades, pai e mãe devem estar dispostos a aprender com as características dos filhos, sem pré-julgamentos ou rigidez na avaliação. O olhar deve estar voltado para a busca das capacidades que os pequenos já apresentam desenvolvidas, sempre pensando em contribuir para que eles sejam cada vez melhores.

Aprender com as características das crianças não é uma tarefa fácil, mas é preciso tentar e buscar estimular ao máximo para que elas se desenvolvam cada vez mais. Proponha algumas atividades para elas e observe suas habilidades. Você pode descobrir o filho brilhante que você tem!

Leia as colunas anteriores de Any Bicego:

O estudo do seu filho

Mente brilhante

Quem é o colunista: Any Bicego Queiroz.

O que faz: Formada em Psicologia pela UNESP - Bauru, é coordenadora do Setor de Orientação de Português do Kumon.

Pecado gastronômico: Chocolate e sorvete.

Melhor lugar do mundo: A minha casa!

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.