Guia da Semana

Foto: divulgação.


No primeiro romance do autor David Lee Stone, A catástrofe ratastrófica, que abre a série As Crônicas de Imundo, os leitores são convidados a conhecer Chatich, a capital de um continente chamado Imundo (qualquer trocadilho não é mera coincidência!). Cercada por povoados como Crosta, Espirro, Urticária, Catarreira e Cusparada, na região das Montanhas Cintilantes e bem próxima à Mata do Purgante, a cidade é habitada por assassinos e batedores de carteira e governada por políticos corruptos como De Arak, o duque de Chatich, e seus conselheiros e ministros Brigãodeiro, Oscar Duco, Tambor Metebronca e Tácito Taciturno.

A péssima reputação de Chatich afasta os viajantes bem informados, mas atrai, repentinamente, milhares de ratos gigantes para os subterrâneos da cidade. Uma verdadeira catástrofe, que o duque De Arak terá que resolver para salvar a própria pele. O problema é que todos os apanhadores do temível bichano acabam fugindo assustados e até os assassinos recusam o trabalho de tentar conter a proliferação da peste. Decidido a exterminar a praga o mais rápido possível, De Arak convoca mercenários e arautos para executarem o serviço. Com seus métodos para lá de suspeitos, eles conseguem apenas aumentar o problema e dar sumiço nas crianças da cidade.

A partir daí, são mais de 200 páginas de aventura e fantasia, afinal a verdadeira solução do problema só vem com boas doses de magia graças a um jovem feiticeiro flautista chamado Diek Sydane. Com enredo mirabolante e personagens quase caricaturais, o livro é uma paródia mordaz e atual do clássico O flautista de Hamelin, e uma excelente amostra do gênero fantasia humorística.

Serviço:
A Catástrofe Ratastrófica
Autor: David Lee Stone.
Tradução: Domingos Demasi.
Gênero: romance fantasia.
Coleção: Aventuras Encantadas.
Preço: R$ 32,00.
Páginas: 280.

Atualizado em 6 Set 2011.