Guia da Semana


Corinne Bailey Rae estreou na música fazendo história: foi a artista britânica que estreou na posição mais alta da Billboard. De cara, já era a número 17 na lista americana. Com as rádios do mundo todo tocando Put Your Records On, a garota experimenta agora a sensação de ter o mundo a seus pés.

O sucesso repentino não surpreendeu produtores e pessoas do mundo da música. No fim de 2005, seu nome já aparecia para eles como a grande promessa para o ano seguinte. E de fato, a estréia causou impacto. Mesmo com apenas um CD lançado, Corinne está longe de ser uma aspirante a artista. Ela já está consagrada. Indicada para diversos prêmios no ano passado, a cantora foi muito elogiada pela crítica e conquistou uma legião de fãs.

Do lançamento do primeiro EP, Like a Star, em novembro de 2005, até o disco de platina, passaram-se apenas doze meses. Antes disso, Corinne cantava na Igreja. Foi lá que ela ganhou seu primeiro instrumento, uma guitarra. Quem influenciou muito a garota nessa época foi Led Zeppelin, a banda que ela considera marcante em sua adolescência.

Com influências musicais bem diferentes, ela criou um estilo próprio. Seu CD é marcado pela delicadeza das músicas e a qualidade de sua voz. A mais velha de três irmãs, estudou violino clássico na escola, mas acabou abandonando o instrumento e montou uma banda aos 15 anos. O grupo, chamado Helen, chamou a atenção local, mas se desfez quando uma das integrantes engravidou.

Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Leeds, sua terra natal, e de vez em quando cantava com uma banda de jazz. Começou a ter idéias e passou a escrever músicas próprias, quando assinou com a gravadora EMI, em 2005. Com 10 anos de experiência, Corinne já sabia o que queria e como fazê-lo. Suas músicas são leves e curtas, vão direto ao ponto. Sua intenção é deixar as pessoas querendo mais.

As letras falam sobre relacionamentos, mas de forma bem íntima. Cada vez que canta ou toca, Corinne tem cada vez mais certeza que é isso o que quer para sua vida. Em fevereiro, será lançado seu novo single, I´d Like To e a nova estrela da música pop promete fazer sua voz ser ouvida por muito tempo mais.


Fotos: corinnebaileyrae.net

Atualizado em 6 Set 2011.