Guia da Semana

Divulgação
Com aproximadamente dez anos de carreira, o Fresno finalmente gravou seu nome no meio musical e conquistou o reconhecimento do público. Após ser eleita a banda revelação pela MTV em 2008, o álbum Redenção ganhou o prêmio de melhor do ano pela emissora, além de conquistar um disco de ouro, com mais de 50 mil cópias vendidas (um feito para tempos de download).

Se existisse um prêmio de cabelo mais diferente, talvez a banda também ganhasse. É com esse visual os meninos vêm agradando (e muito) as roqueirinhas de plantão. Mas é melhor deixar isso pra lá. O negócio desses gaúchos é música. E é sobre isso que Lucas Silveira, vocalista do Fresno gosta de falar, como pudemos conferir em um bate-papo sincero, no qual ele conta sobre as expecativas para 2009, carreira, rótulo de Emo e a vida amorosa. Confira!

Guia da Semana: 2007 e 2008 foram anos muito marcantes para vocês. O que esperam de 2009?
Lucas Silveira: Esses dois últimos anos foram os mais movimentados de nossas carreiras. Em 2009 esperamos dar continuidade a tudo que estávamos fazendo, consolidar o disco, que vai fazer um ano, continuar escrevendo o próximo e começar a ensaiar, para ter um repertório bacana e já gravar até o fim do ano.

Guia da Semana: A banda já tem quase dez anos de carreira. O que mudou nesse tempo de estrada?
Lucas: Mudou tudo o que muda na cabeça de uma pessoa dos 15 aos 25 anos. Desde a banda até a vida pessoal, de como a gente passou a enxergar as coisas. Como profissional a gente amadureceu, já viajamos o país inteiro. É tanta coisa que muda que não tem nem como falar.

Guia da Semana: Qual foi momento marcante da carreira?
Lucas: São vários, mas com certeza nesse último a gente fez um monte de coisa legal. O Planeta Atlântida foi bem marcante. A gente sempre ia como público e agora vamos nos apresentar pela segunda vez. Também teve toda a parceria que rolou com Chitãozinho e Xororó, através do Estúdio Coca-cola, que também foi fantástica.

Guia da Semana: Como foi cantar com eles, já que o estilo musical é tão diferente?
Lucas: A parte musical foi a mais fácil. Se você colocar um monte de músicos numa sala, não importa o que eles toquem, sempre vai rolar alguma coisa interessante, alguma coisa em comum, muito mais do que o público leigo imagina. Foi curioso se relacionar com uma galera que toca bem antes da gente nascer. Mas na verdade, os caras são mega acessíveis e foi uma coisa mil vezes mais tranquila do que a gente esperava. Não é à toa que quando passou a obrigação do Estúdio Coca-Cola, a gente continuou se vendo, se reunindo e, às vezes, até participando do show do outro.

Guia da Semana: Você é o principal compositor da banda. Qual a sua inspiração para as músicas?
Lucas: Eu procuro falar de coisas que são comuns a todo mundo. É uma característica minha deixar as coisas bem claras. As músicas se tornam mensagens. É uma forma de contar as coisas que eu vivi, o que aconteceu e que muita gente acaba se identificando e emocionando, tanto quanto se a própria pessoa tivesse vivido aquilo. Uma coisa universal, que com certeza engloba todo e qualquer ser humano, do cara mais malvado até o cara mais bacana.

Divulgação

Guia da Semana: ´Redenção´ foi eleito o melhor disco do ano pela MTV, além de ter ganhado disco de ouro. A que se deve esse sucesso?
Lucas: Essa eleição do melhor disco foi feita pelo público. Foi a melhor resposta que a gente poderia receber. Eu acho que a razão do sucesso é uma união de vários fatores, como estar no lugar certo no momento certo, ou se dedicar há tanto tempo. As pessoas se identificam bastante com as letras.

Guia da Semana: Além do novo disco, quais são os projetos futuros?
Lucas: Acho que 2009 é o ano para a gente escrever esse disco mesmo, fazer algo diferente, romper o que a gente faz. Cada disco tem a sua sonoridade, queremos evoluir. Esse é o momento atual da banda.

Guia da Semana: Tem algum sonho que você gostaria de realizar?
Lucas: Acho que a gente já está realizando. Fazendo shows grandes. A gente tem muita vontade de alcançar muita coisa ainda e aparecer em um monte de lugares... Continuar com essa trajetória que estamos conseguindo construir.

Guia da Semana: De onde vem a inspiração do visual de vocês? Principalmente o cabelo...
Lucas: Nada é inventado. Tem muita coisa que eu gosto que a gente acaba imitando. Ouço muito rock alternativo americano. Sei que nosso visual causa até um estranhamento nas pessoas, mas a gente está acostumado.

Guia da Semana: Vocês se consideram Emo?
Lucas: Não. Eu até estou sem paciência para falar disso, mas na verdade isso é um conceito que mudou muito. Hoje a palavra Emo virou algo pejorativo. É usada para ofender em vez de classificar um grupo de pessoas.

Guia da Semana: Como você lida com esse rótulo?
Lucas: Na música tem muito esse lance das bandas novas que fazem sucesso incomodar. A gente está na moda e incomoda muito as pessoas. Aí tentam ficar rotulando para denegrir a nossa imagem. Saímos da fase hardcore e estamos muito mais voltados para o pop. Talvez daqui a dez ou 15 anos, as bandas novas me incomodem... Talvez não....

Guia da Semana: O que você costuma fazer nas horas vagas?
Lucas: Nas poucas horas vagas que tenho procuro me informar, ir ao cinema e, principalmente, me refugiar em casa e descansar.

Guia da Semana: Sobra tempo para namorar?
Lucas: Sim, claro. Sempre sobra. Estou namorando há sete meses.

Guia da Semana: Como você lida com o assédio das fãs?
Lucas: É mais tranqüilo do que as pessoas imaginam, a gente pega a manha dos lugares onde a podemos ir, onde as pessoas respeitam, tratam de uma forma tranquila. Já em dia de show é uma loucura! Canibalismo mesmo! (risos).

Bate bola
Signo: Sagitário

Aniversário: 01/12/83

Idade: 25

Ídolo: Freddie Mercury

Hobby: Jogar videogame, X-box 360

Vício: Cotonete

Virtude: Dedicado

Defeito: Às vezes sou agressivo demais

Mulher bonita: Natalie Portman

O que jamais faria por dinheiro: Trair as minhas convicções

Sonho de consumo: Uma lancha



Atualizado em 10 Abr 2012.