Guia da Semana

Foto: sxc.hu


"Alienante e nociva". Quando o assunto é televisão, estudiosos e educadores do mundo inteiro se dedicam para comprovar os males que ela pode causar durante a infância. Mas, na prática, a sociedade é rendida a esse grande veículo de comunicação e suas crianças passam horas entretidas em programações animadas. Tão envolventes, as atrações aguçam a curiosidade dos adultos que buscam entender o que tem a televisão de tão dominadora.

Realizado pelo Center for Media Education, um estudo provou que crianças de todo o mundo assistem, em média, de três a quatro horas de TV por dia. A pesquisa revelou ainda que esta é a atividade mais desempenhada por crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

Para alguns, o fascínio que a tv desencadeia nas crianças é uma qualidade. Para outros é um defeito. Mas, a discussão parece até um pouco retrógrada já que muitos pais aderiram à chamada "babá eletrônica" para garantir momentos mais tranquilos dentro de casa. Além disso, a essa altura do campeonato, as produtoras estão investindo pesado em novas criações, desenhos animados, filmes mirabolantes, histórias em 3D e tudo o que atrai cada vez mais o público infantil.

As animações, cores, movimentos, linguagens, efeitos sonoros e fantásticos com o avanço tecnológico seduzem hoje numa proporção maior do que antigamente. E essas combinações realizadas por artistas e criadores da área são aceitas com mais facilidade pelo mundo lúdico da criança. Faz parte das ações naturais do dia-a-dia da criança se envolver em histórias que alimentam sua imaginação. Aí está a resposta para tamanho encantamento.

O diretor de animação da Oca Filmes Guilherme Alvernaz explica que não existe segredo para determinar o sucesso que a TV faz diante dos olhos da criança: "O próprio desenho animado é lúdico e amarra a atenção dos pequenos. A característica básica de um bonequinho já encanta e invade a imaginação infantil. Não precisa de nada muito extraordinário, basta construir personagens em que a criança rapidamente identifique sua personalidade, seus adjetivos e o contexto da história."

Guilherme esclarece também que para cada idade é produzido um tipo de desenho: "Para menores de 6 ou 7 anos, é importante que a história seja o mais simples possível. À medida que a criança vai crescendo, vai se deparando com outros elementos de complexidade. Com o tempo, outros detalhes são encaixados no enredo para permitir a construção de uma linha de raciocínio".

Foto: sxc.hu


Com o rápido avanço da internet e sua influência hoje na vida dos pequenos, muitos acreditam que as horas na frente da televisão tendem a diminuir. Isso, pode até ser verdade, mas, como acredita Guilherme, ao contrário do que muitos pensam, elas não são e nem serão rivais. Pelo contrário: se completam. Afinal, a criança assiste o desenho na TV e só vai atrás do jogo virtual porque conhece e domina a história.

A tendência é explorar cada vez mais o universo animado. Com a internet, a criançada monta uma outra versão da história que assiste na televisão. "Não se faz mais um desenho, por exemplo, exclusivamente pensando na TV. É preciso hoje considerar a internet e criar para possibilitar outras maneiras de interação. O personagem é reforçado no mundo virtual, em CD ROOM e em marcas diversas depois de assistido e fixado na televisão", finaliza o animador.

Cuidados fundamentais para assistir televisão na infância:
? Crianças que assistem mais de quatro horas de TV por dia têm chance 88% maior de se tornarem obesas de acordo com uma pesquisa divulgada pela Unifesp.

? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontou que passar mais de duas horas por dia vendo televisão pode causar alterações de comportamento e de sono.

? Não se deve assistir TV na cama e sim sentado adequadamente. Deve-se manter a cabeça apoiada e nunca largada. Muito tempo sentado de forma incorreta pode trazer problemas de postura no futuro.

? Evite também que a criança senta no chão porque não há altura suficiente para as pernas.

? Apesar dos médicos acreditarem que assistir TV não causa lesão ocular, eles recomendam que haja um intervalo de até 15 minutos para descansar a visão se os olhos das crianças estiverem vermelhos ou irritados durante o período na frente da telinha.

Atualizado em 6 Set 2011.