Guia da Semana




Fraldas. O modo correto de colocá-las no bebê é uma das primeiras preocupações dos pais. Mal sabem eles é que alguns anos depois, o mais difícil será ensinar a abandoná-las em prol do banheiro. Parece algo simples, mas na verdade, o uso do penico tem haver com autocontrole e privação, que refletem na criança os primeiros dos muitos impulsos que ela precisará conter até chegar na vida adulta. Mas a verdade é que esse processo não precisa ser traumático (nem para os pais, nempara os filhos). Basta apenas paciência, compreensão e habilidade para lidar com a situação.

Tempo de cada um

Antes de mais nada, os pais devem ter a consciência de que não há uma idade certa para largar as fraldas "Em média costuma acontecer por volta dos dois anos, mas depende muito de cada criança", diz a psicóloga familiar Evelyn Pryzant.

Bom equilíbrio, desenvoltura na hora de andar e subir escadas são alguns indícios que talvez esteja chegando a hora do seu filho estrear o peniquinho. "A locomoção motora está diretamente ligada ao controle dos esfíncteres, músculo que regula a saída das fezes e urina", explica a especialista. Outro ponto para avaliar é quando as fraldas noturnas amanhecem secas, o que segundo a terapeuta, é um sinal de que a criança já tem controle de seus instintos.

No geral, os meninos demoram um pouco mais que as meninas, mas isso não é uma regra. "É sempre bom lembrar que ensinar como usar o banheiro para o pequeno não é nenhum tipode competição, cada um tem seu tempo de aprender e assimilar. É bom não ter pressa nem pressionar a criança. A palavra chave é paciência", aconselha Evelyn.

Nas entrelinhas

Segundo a psicóloga, nunca se deve brigar com os pequenos no processo de transição, muito menos relacionar a evacuação a coisas sujas, para evitar problemas futuros, como prisão de ventre, por exemplo. Também é fundamental acreditar na capacidade do filho aprender a usar o banheiro. "Se a mãe olha para a criança coma preocupação, com medo dela fazer xixi no teto, ela vai acabar fazendo mesmo. Os pais tem que se manter firme na posição de tirar a fralda, não dar bandeira da insegurança".

Por isso é sempre importante ficar atento aos sinais subliminares, já que a fralda é uma forma de comunicação para a criança, que ainda não consegue expressar com tanta clareza os seus sentimentos. "Meu filho tem quase dois anos. Viajei para a praia e aproveitei para tentar tirar a fralda. Ele estava reagindo bem, mas após ver um discussão minha com o pai dele, acabou fazendo cocô dentro deum tênis do pai", conta Paula Bueno, mãe de Mateus.

Na cabecinha deles

É importante ressaltar que compreensão e perseverança são fundamentais nesse momento. A preparação e paciência dos pais é o que tornará essa mudança tão difícil mais tranquila e bem sucedida. Outra dica da especialista é não submeter os pimpolhos a mudanças radicais. "É uma mudança radicalpara as crianças, pela primeira vez elas estarão controlando seus impulsos. Nãoadianta pressionar, com calma tudo dará certo", finaliza.

Confira abaixo um pequeno guia para ajudar a lidar com a situação.

Dicas rápidas:
  • Usar o peniquinho sempre no banheiro
  • Estimule a imitação: com a criança ao seu lado, sente-se no vaso e deixe que ela se sente no peniquinho
  • Lembre-a durante o dia, diversas vezes, de ir ao banheiro
  • Inicialmente,tanto meninos quanto meninas, aprendem a usar o banheiro sentados
  • Se começarem a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar
  • Elogie a criança mesmo que a iniciativa de levá-la ao banheiro seja sua
  • Fique atenta, há crianças que ou não gostam do som da descarga
  • Acidentes são normais. Durante algum tempo a criança ainda terá dificuldade de controlar a urina e as fezes. Isso faz parte do aprendizado.


Atualizado em 6 Set 2011.