Guia da Semana

Divulgação
Com quase de dez anos de carreira o Fresno finalmente gravou seu nome no meio musical e ganhou reconhecimento do público. Em 2007 foi eleita a banda revelação pela MTV, e em 2008 Redenção ganhou como o melhor álbum do ano, além do disco de ouro.

Com um visual peculiar, Lucas Silveira bate um papo sincero com o Guia da Semana e fala o que espera de 2009, carreira, o rótulo que a banda ganhou de Emo, prêmios e o coração. Confira!

Guia da Semana: O ano de 2007 e 2008 foi muito marcante para vocês. O que esperam de 2009?
Esses dois últimos anos foram os mais movimentados de nossas carreiras. Em 2009 esperamos dar continuação a tudo que estávamos fazendo, consolidar o disco, que vai fazer um ano que foi lançado e também a gente ta escrevendo o próximo disco e vamos começar a ensaiar, pra ter um repertório bacana e já gravar até o fim do ano.

Guia da Semana: Apesar de você serem uma banda jovem, já tem quase dez anos de carreira. O que mudou nesse tempo de estrada?
Lucas Silveira: Mudou tudo o que muda na cabeça de uma pessoa de 15 a 25 anos. Desde da banda até as coisas da vida, como a gente passou a enxergar as coisas. Como profissional a gente amadureceu, já viajamos o país inteiro é tanta coisa que muda que não tem nem como falar.

Guia da Semana: Qual foi momento marcante da carreira?
Lucas: São várias, mas com certeza nesse último no a gente fez um monte de coisa legal. O Planeta Atlântida foi bem marcante, a gente sempre ia como público e agora vamos nos apresentar pela segunda vez. Também teve todo a parceria que rolou com Chitãozinho e Xortoró, através do Estúdio Coca-cola, que também foi bem marcante.

Guia da Semana: Como foi cantar com Chitãzinho e Xororó?
Lucas: A parte musical foi a mais fácil, colocar um monte de músico numa sala, não importa o que eles toquem sempre vai rolar alguma coisa interessante, sempre vai ter alguma coisa incomum, muito mais que o público leigo imagina. A coisa que foi curiosa pra gente foi relacionar com uma galera que toca bem antes da gente nascer, mas na verdade os caras são mega acessíveis e foi uma coisa mil vezes mais tranqüila que a gente esperava. Não é a toa que quando passou a obrigação do Estúdio Coca-cola a gente continuou se vendo, se reunindo e as vezes até participando do show do outro.

Guia da Semana: Você é o principal compositor da banda, qual a sua inspiração para as músicas?
Lucas: Eu procuro falar de coisas que são comuns a todo mundo. É uma característica minha deixar as coisas bem claras, as músicas se tornam como mensagens. É uma forma de contar as coisas que eu vivi, o que aconteceu e que muita gente acaba se identificando e emocionando tanto quanto se a própria pessoa tivesse vivido aquilo. Uma coisa universal, que com certeza engloba todo e qualquer ser humano, do cara mais malvado até o cara mais bacana.

Divulgação
Guia da Semana: O Redenção foi eleito o melhor disco do ano pela MTV, além de ter ganhado disco de ouro. A que se deve esse sucesso?
Lucas: Essa eleição do melhor disco foi feita pelo público. Isso foi a melhor resposta que a gente podia receber. Eu acho que a razão do sucesso é uma união de fatores desde de estar no lugar certo, no momento certo, de estar se dedicando há tanto tempo. As pessoas se identificam bastante com as letras.

Guia da Semana: Tem alguém que gostaria tocar junto?
Lucas: São muitos, só na música brasileira já tem muita gente, por exemplo, Caetano Veloso, Los Hermanos, se voltarem, tem muita gente que eu gosto que eu gostaria tocar, ou até mesmo ter uma conversar para trocar experiências.

Guia da Semana: Além do novo disco, quais os projetos futuros?
Lucas: Acho que 2009 é o ano para a gente escrever esse disco mesmo, fazer algo diferente, romper o que a gente faz, cada disco tem a sua sonoridade, evoluir. Esse é o momento atual da banda.

Guia da Semana: Tem algum sonho que você gostaria de realizar que ainda não deu?
Lucas: Acho que a gente já ta realizando. Fazendo shows grandes. A gente tem muita vontade de realizar muita coisa ainda e aparecer em um monte de lugares... continuar com essa trajetória que estamos conseguindo construir.

Guia da Semana: De onde vem a inspiração do visual de vocês, principalmente o cabelo?
Lucas: Nada é inventado. Tem muita coisa que eu gosto que a gente acaba imitando, eu ouço muito rock alternativo americano. Sei que nosso visual causa até um estranhamento nas pessoas, mas a gente está acostumado.

Guia da Semana: Vocês se consideram Emo?
Lucas: Não. Eu até estou sem paciência para falar disso, mas na verdade isso é conceito que mudou muito. Hoje a palavra Emo virou pejorativa, é usada para ofender as pessoas e não classificar um grupo de pessoas.

Guia da Semana: Como é lidar com esse rótulo?
Lucas: Na música tem muito esse lance das bandas novas que fazem sucesso incomodar. A gente que ta na moda incomoda muito as pessoas, aí tentam ficar rotulando a gente para tentar denegrir a nossa imagem. Saímos da fase hardcore e estamos muito mais voltados para o pop. Talvez daqui a dez ou 15 anos as bandas novas me incomodem... talvez não.

Guia da Semana: O que você costuma fazer nas horas vagas?
Lucas: Nas poucas horas vagas que tenho procuro me informar, ir ao cinema e, principalmente, me refugiar em casa e descansar.

Guia da Semana: Com a correria do dia-a-dia sobra tempo para namorar?
Lucas: Sim, claro. Sempre sobra. Estou namorando há sete meses.

Guia da Semana: Como lidar com assédio das fãs?
Lucas: É mais tranqüilo do que as pessoas imaginam, a gente pega a manha dos lugares aonde a gente ir onde as pessoas respeitam, tratam de uma foram tranqüilas. Já em dia de show é loucura, canibalismo mesmo! (risos).

Bate bola
Signo: Sagitário

Aniversário: 01/12/88

Idade: 25

Ídolo: Fred Mercury

Hobby: Vídeo game 360

Vício: cotonete

Virtude: dedicação

Defeito: Às vezes sou agressivo

Mulher bonita: Natalie Portman

O que jamais faria por dinheiro: Trair as minhas convcções

Sonho de consumo: uma lancha

Atualizado em 6 Set 2011.