Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com a correria do dia a dia nos deparamos, muitas vezes, realizando tarefas que nossos filhos poderiam fazê-las sozinhos. Quando não desenvolvemos a independência em nossos filhos, estamos criando cidadãos fracos e dependentes de outras pessoas; a antiga frase: "Criamos os nossos filhos para o mundo" aplica-se perfeitamente neste contexto.

O aprendizado, em qualquer situação, deve ser realizado em etapas. Quando relacionamos esse fato à independência das crianças, partimos do princípio que elas estão prontas para isso. E como saber quando estão prontas para desenvolver determinadas tarefas sozinhas?

É importante ficarmos atentos aos sinais que a criança nos oferece em atividades da vida diária. Os primeiros sinais de independência ocorrem por volta dos quatro meses quando a criança descobre que, se chorar, consegue chamar a atenção para si própria.

A partir daí, a cada dia, sinais novos vão surgindo e cabe aos adultos incentivarem e proporcionarem um ambiente adequado, dentro do desenvolvimento da criança, ou seja, respeitando sempre sua maturidade física e emocional. Esta tarefa requer muito carinho e dedicação.

Algumas dicas para desenvolver a independência das crianças em atividades do dia a dia:

- Brincadeiras com fantasias: a criança veste a fantasia sozinha e retira quando quer colocar outro personagem.

- Brincar de cabeleireiro: pentear o cabelo, colocar fivelas, etc.

- Deixar que tome banho sozinha, escove os dentes, lave as mãos; supervisione, explique como deve lavar o pescoço, o pé, o braço, as mãos, o cabelo, a quantidade de pasta de dente, entre outros hábitos de higiene.

- Deixar sempre um copinho com água ou suco em uma mesa baixa para que, quando a criança tiver sede, ela tome a iniciativa de pegar.

- Pedir para guardar os brinquedos, mesmo que não fique do jeito que o adulto gosta de organizar. É importante que a criança tenha prazer em fazê-lo e se o adulto achar necessário organizar melhor, que não o faça na frente dela.

- As crianças (com mais ou menos três anos) podem guardar os brinquedos separando por cores ou tipos, para se tornar mais divertido e didático.

- Estimular a segurar a mamadeira.

- Deixar diversos brinquedos ao alcance da criança para que ela possa escolher.

- Mostre as características das roupas, como: botões, bolsos, etiquetas, cordões. Para estimular que se vista sozinho da maneira correta.

- Evite falar com a criança no diminutivo e utilizar voz de bebê, lembre-se que o vocabulário da criança é formado a partir dos modelos que ela possui.

- Deixe que a criança desenvolva o gosto em comer sozinha e, com o tempo, ela passa a ajudar a preparar alguns alimentos.

O importante é que a criança tenha prazer em realizar sozinha as atividades, e ter a consciência de que pode sempre contar com os pais e educadores para lançarem novos desafios, tendo sempre apoio quando algo não sai do jeito esperado. Para tanto, é fundamental ter sempre em mente que a criança independente relaciona-se melhor com o mundo.
Quem é a colunista: Priscila Gambale Manetta, uma pessoa apaixonada pelo que faz.

O que faz: Pedagoga e Coordenadora do Colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Comida Japonesa: não resisto.

Melhor lugar do Brasil: No campo, e sempre com as pessoas queridas.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: As músicas antigas, atualmente estou escutando Queen.

Fale
com ela: rodrigoclaudio@colegioitatiaia.com.br.

Atualizado em 10 Abr 2012.