Guia da Semana

Foto: Nathalia Clark/APH

Jon "Maddog" Hall, na bancada dos campuseiros

Em uma palestra descontraída - "Maddog" é um veterano de Campus Party e se sente muito à vontade entre os campuseiros -, ele descreveu o Projeto Cauã, que também dirige. Embora com nome brasileiro, o Projeto tem sede nos Estados Unidos e procura capacitar empreendedores a criar seus próprios negócios como administradores de sistemas de rede independentes.

Para isso, o projeto desenvolve um conceito inovador, de redes cada vez menores, que usam programas de código aberto, são fáceis de operar e têm equipamentos que duram muitos anos. Mas, segundo ele, os geeks, ou os especialistas em internet, não têm conhecimento de administração. "Vamos capacitá-los a montar o seu negócio, liderar a sua comunidade local com software livre... e ainda ser geek", brinca.

Assim, para Maddog, serão criados milhões de novos empregos, e o serviço prestado ao consumidor final será muito melhor. Ele citou o exemplo de um condomínio que, em vez de ter seus moradores contratando provedores de internet de maneira independente, teria um servidor para todos os condôminos. Esse serviço seria gerenciado por um administrador de sistema, que ficaria no prédio o tempo todo, para prestar ajuda em caso de problemas. "O cliente não vai precisar telefonar para o provedor para reclamar do serviço e ficar esperando muito tempo para ser atendido. Ele poderá acionar o administrador no seu prédio, que poderá ajudá-lo rapidamente", diz.

Além de capacitar os administradores, o Projeto fez parcerias com desenvolvedores de hardware no mundo, além de universidades - no Brasil, a USP está envolvida - para criar aparelhos que consumam menos energia e sejam mais duráveis. "As partes que menos duram em um computador são os dispositivos com partes móveis, como o HD [ hard disk, o disco rígido que armazena dados] e o ventilador que dissipa o calor do processador", explicou Maddog. Com sistemas mais finos e sólidos, eles duram muito mais tempo - a garantia pode chegar a dez anos. "Já tive vários televisores que duraram mais de dez anos, porque eles não têm partes que se mexem".

Atualizado em 6 Set 2011.