Guia da Semana

Quando o assunto é ficar em casa com as crianças, logo vem a cabeça utilizar jogos e brinquedos como passatempo. Além de distrair e divertir, também são uma peça fundamental no desenvolvimento físico e intelectual dos menores. Contudo, depois de algum tempo na mesma brincadeira, eles logo se cansam. Então, como manter os pequenos ocupados o tempo todo?

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e Pré II de uma escola de São Paulo, Valquiria dos Santos Rodrigues, a dica é construir os brinquedos. A pintura também é uma distração que os pais podem optar sem medo. Materiais como papel canson, pincéis, tinta guache, giz de cera, cola e retalhos de papéis são essenciais para despertar a criatividade da criança e até mesmo dos pais na escolha da atividade. Para que as feras não saiam pintando a parede de nenhum lugar, é preciso apresentar uma proposta de cada vez. "Se a brincadeira é pintar com giz de cera, recolha os outros materias", explica a professora.

Vai-e-vem

Material:
  • duas garrafas plásticas pet
  • cinco metros de corda plástica de varal (dividida em duas partes de 2,5m cada)
  • quatro argolas
  • durex colorido ou tinta acrílica

    Como fazer:
    Corte as garrafas aproximadamente 20 cm do gargalo. Una as duas garrafas colocando uma dentro da outra. Passe as cordas por dentro das garrafas e amarre nas argolas. Decore as garrafas com o durex colorido ou pinte-as.

    Como brincar:
    Em duplas, segurando as argolas com as mãos, faça a garrafa ir e voltar pelo fio por meio do abrir e fechar dos braços.

    Jogo de damas:

    É só preciso juntas 24 tampinhas de garrafas pet e usar a criatividade para montar o tabuleiro do jogo com papelão e tinta com duas cores diferentes.
  • Atualizado em 6 Set 2011.