Guia da Semana

Foto: Cristiano Sant`Anna/indicefoto.com


Se você acha que entre as festas de fim de ano e o Carnaval não acontece nada, preste muita atenção e comece a repensar seu calendário a partir de agora.

Entre os dias 17 e 23 de janeiro, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, será palco do maior evento de tecnologia e internet do país, a Campus Party. Nessa quarta edição, são esperadas aproximadamente 6.500 pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, com suas mochilas, notebooks, HDs externos e todo tipo de gadgets e parafernália eletrônica.

Durante os sete dias do evento, esse exército nerd participará de palestras, debates e oficinas sobre diversos assuntos. Astronomia, robótica, mídias sociais, design, música e games são apenas alguns dos temas que o "campuseiro" tem à disposição nesse imenso cardápio. E, como se essa maratona intelectual não fosse suficiente, esse ano o evento contará com alguns convidados de peso, entre eles: Al Gore (ex vice-presidente norte-americano) e Steve Wozniak (co-fundador da Apple). Esses dois homens, cada um à sua maneira, têm influenciado nossas vidas nos últimos anos, e vale à pena escutar o que eles têm a dizer.

Mas a Campus Party não é feita só de palestras e discussões "cabeça". Como o próprio nome diz, o evento é uma confraternização entre pessoas de diferentes idades e profissões, mas que têm em comum a paixão pela tecnologia e pela informação. Pessoas que, por causa da distância, muitas vezes só podem conversar via Skype ou Twitter e que, na Campus, vão poder se encontrar para continuar compartilhando experiências e tocando seus projetos. Além disso, é também um ótimo lugar para fazer novas amizades e contatos profissionais.

Se isso ainda não foi o bastante para chamar a sua atenção, o que eu vou dizer agora pode fazer você cair da cadeira. Durante todo o evento, os participantes têm disponível uma conexão de internet de 10 GB (sim, eu disse dez giga) de graça, para baixar o que der na telha. Tem gente que diz que consegue encher um HD de 1 TB (um terabyte, ou 1000 GB) em um dia - e eu não duvido -, mas esse ano eu só vou levar meus três HDs externos de 500 GB que, junto com os 320 GB do meu netbook, devem ser suficientes para armazenar tudo o que eu pretendo baixar.

Essa será a minha segunda Campus Party. Na primeira, eu fui sozinho, com a cara e a coragem, e me diverti horrores. Dessa vez, vai ser muito melhor. Vou rever os amigos que fiz no ano passado e aproveitar muito mais. Na mochila, além dos meus brinquedinhos eletrônicos e das coisas necessárias para o acampamento (sim, as pessoas podem ficar acampadas lá), eu tenho alguns baralhos para ajudar a matar o tempo de madrugada (a hora em que acontecem os flash mobs e luaus), pra gente jogar quando estiver cansado de "tuitar", enquanto o programinha de torrent vai baixando aquela lista imensa de arquivos.

Então, fique de olho, programe-se e, quem sabe, no ano que vem, a gente se vê na Campus.


Quem é o colunista:Rodrigo Menezes.

O que faz: Professor de Filosofia e fotógrafo. E apaixonado por redes sociais.

Pecado gastronômico: Qualquer coisa com chocolate e Nutella.

Melhor lugar do mundo: Cidade do México.

O que está ouvindo no carro, rádio, iPod, mp3: La Quinta Estación, Julieta Venegas e Haze.

Fale com ele: [email protected] ou siga seu Twitter (@drigomenezes).

Atualizado em 6 Set 2011.