Guia da Semana



Você sabe o que Christina Aguilera, Justin Timberlake, Jessica Simpson e Britney Spears têm em comum? Esses artistas, hoje com um sucesso estrondoso, começaram a fazer sucesso na versão dos anos 90 do Mickey Mouse Club - revival de uma série de TV da Disney que já havia ido ao ar também nos anos 50 e 70.

Todos esses astros pop surgiram na sexta temporada do programa e depois deixaram a Disney para fazer sucesso mundo afora. Mas a empresa não está mais deixando os astros que cria irem embora com tanta facilidade. Parece não haver limites para a popularidade dos artistas adolescentes que a mãe do Pato Donald fabrica.

Um dos primeiros expoentes dessa nova geração é Hilary Duff. Tudo começou com o papel principal da loirinha no seriado Lizzie McGuire, transmitido pelo Disney Channel de 2001 a 2004. Depois que a serie acabou, Hilary participou de filmes de sucesso moderado como A Nova Cinderela, O Agente Teen e Doze é Demais. Ela também gravou três álbuns, além de participar de alguns outros.

Mas o fenômeno começou mesmo quando a Disney lançou o seu High School Musical, em 2006. O filme produzido para a TV, foi o mais bem sucedido do canal em toda a sua história e foi visto por quase 8 milhões de pessoas em sua estréia nos EUA. Em 2007, foi produzida uma seqüência, também para a televisão. Já High School Musical 3: Senior Year, a ser lançado em outubro deste ano, vai direto para as telas dos cinemas do mundo inteiro.

A franquia High School Musical fez decolar a carreira de carinhas bonitas como Zac Efron e Vanessa Hudgens. Os filminhos foram tão bem sucedidos que criaram uma infinidade de sub-produtos com a marca. Hoje há CDs, DVDs, jogos de videogame, livros, revistas, camisetas, canecas, lancheiras e praticamente qualquer coisa que você imaginar com o selo do HSM.

As histórias dos filmes são fofinhas e castas, mas isso não impede que os atores aprontem na vida real. Prova disso são as fotos de Vanessa Hudgens nua que vazaram na internet. E Vanessa não é a única estrela da Disney a com imagens reveladoras na rede mundial. Outra cria da empresa, Miley Cyrus, apareceu com pouca roupa em fotos que também deram o que falar.

Cyrus, aliás, estrela Hannah Montana. O programa da Disney mostra a vida dupla de uma garota que durante o dia é uma estudante normal de colégio e à noite é uma famosa cantora pop. Como um super-herói, a menina esconde a sua identidade do público. Apenas quem sabe a verdade são amigos próximo e sua família. Outro sucesso.

Nada se compara, porém, ao sucesso que fazem os Jonas Brothers hoje. Os irmãos Kevin (20), Joe (18) e Nick (15) são uma febre mundial. O terceiro álbum dos garotos, A Little Bit Longer, alcançou o primeiro lugar da parada da revista Billboard e vendeu à rodo um vários países. Aqui no Brasil, a mania de Jonas Brothers também é forte.

Os Jonas também estiveram sempre ligados à Disney. Eles participaram do CD DisneyMania 4 de 2006 e criaram a música tema do programa American Dragon Jake Long, exibido no mesmo ano. Além disso, fizeram participações em Hannah Montana e no Disney Channel Games. Os irmãos estrelaram um filme da Disney produzido este ano, o Camp Rock, no qual tocavam em uma banda chamada Connect Three.

Camp Rock foi visto por milhões de pessoas em sua estréia e foi o segundo melhor resultado do Canal da Disney, perdendo só para High School Musical. Era o que faltava para coroar o sucesso dos meninos, que hoje são praticamente como os Beatles para adolescentes do mundo inteiro. Os astros da Disney estão mais em alta do que nunca. Agora é esperar para ver qual será a próxima cartada dessa gigante do entretenimento.

Leia também:

? Decisão importante

? Cultura na Web

? Quadrinhos nas Telonas

? O Japão é Aqui

? Brinquedos que Viraram Games

Quem é o colunista: : Robinson Melgar, 29, não estudou e por isso ganha a vida escrevendo sobre informática. Seu sonho é virar a maior autoridade em cinema de sua rua.

O que faz: é jornalista.

Pecado gastronômico: x-calabresa.

Melhor lugar de São Paulo: Rua Augusta.

Acesse o site dele: www.morfina.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.