Guia da Semana

Foto: Thinkstock
O Dia do Amigo é comemorado mundialmente em 20 de julho.

Amigo do peito, brother, mano ou best friend forever (BFF). Qualquer um desses termos serve para definir o carinho especial que sentimos por aqueles a quem consideramos como verdadeiros irmãos. E foi justamente para celebrar a amizade que surgiu o Dia Internacional do Amigo, comemorado em 20 de julho. A origem da data é um tanto quanto controversa, entretanto, acredita-se que a ideia partiu de um dentista argentino chamado Enrique Febbaro.

Entusiasmado com a corrida espacial, ele decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, o dentista escolheu essa data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1979. Pouco a pouco, acabou sendo adotada em outros países, como o México. Para celebrar tanta amizade, o Guia da Semana selecionou alguns grandes amigos retratados nas telas do cinema. Junte-se com o seu BFF e venha conferir!

Woody e Buzz Lightwear

Foto: Imdb

Os dois brinquedos se conheceram na história do filme Toy Story (1995)

Woody é um caubói estilo anos 50, inspirado em um seriado fictício. Em suas costas, ele tem um cordão que, quando alguém o puxa, o faz falar uma de suas famosas frases. Até então considerado o brinquedo favorito do menino Andy, Woody vê sua vida mudar com a chegada de Buzz, um boneco bem mais moderno e interessante.

Após uma briga, os dois brinquedos caem do carro onde estavam com Andy e precisam unir forças para conseguir voltar para casa. Apesar do início tumultuado, a amizade entre Woody e Buzz ficou conhecida no mundo todo com o lançamento do filme Toy Story, em 1995, tornando-se um sucesso imediato de bilheterias. O filme ganhou duas continuações.

Harry, Hermione e Rony

Foto: Imdb
Hermione, Harry e Rony são amigos desde a infância, quando se conheceram em Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)

A amizade desse trio ficou famosa por meio dos livros da escritora JK. Rowling, autora das histórias do bruxinho Harry Potter. Os três se conheceram quando eram alunos da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Hermione era considerada a melhor estudante do seu ano e acreditava que tudo o que é necessário saber está nos livros.

Harry e Rony não gostavam dela no início, pois achavam a garota muito arrogante. Contudo, após um episódio em que ela defende os garotos, os três se tornam amigos inseparáveis. Naquele momento nasceu a amizade mais importante da série, onde cada um é capaz de tudo para ver o bem dos outros dois.

Gordie, Chris, Teddy e Vern

Foto: Imdb
Os quatro amigos vivem a maior aventura de suas vidas em Conta Comigo (1986)

O filme marcou toda uma geração, por ser uma análise da amizade na infância e como esses relacionamentos afetam cada pessoa. Na história, quatro melhores amigos saem numa expedição em busca do corpo de um adolescente desaparecido a poucos quilômetros de onde moram. A intenção era encontrar o corpo e fazer dele a ponte para o sucesso no noticiário.

Durante o caminho, eles vivenciam diversas experiências, como fumar escondidos, assustar-se com histórias de terror e aprendem a confiar uns nos outros. A trama, recheada de suspense, ainda é uma metáfora sobre a difícil passagem para a vida adulta e a amizade que surge em momentos de dificuldade.

Carmem, Tibby, Lena e Bridget

Foto: Imdb
Em Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005), juntas, as garotas descobrem alguns valores, como o primeiro amor, a falta que uma mãe faz na formação de uma garota, a amizade e a família

O longa-metragem mostra um verão na vida de quatro amigas. Inseparáveis desde a infância, Tibby, Lena, Carmen e Bridget preparam-se para passar as primeiras férias de verão separadas, pois viajarão para lugares diferentes. Todas têm temperamentos e tipos físicos completamente diferentes. Relacionada a essa diferença, acontece a "magia" que as une durante esse período de tempo.

Quando as amigas encontram uma calça jeans que veste a todas muito bem, o grupo resolve fazer um pacto: a peça de roupa ficará uma semana com cada uma das garotas. Acompanhando as idas e vindas da calça, o filme mostra o que acontece com cada uma das meninas nessas férias transformadoras.

Sharpay e Ryan

Foto: Imdb
Os irmãos, além de amigos, arrasam cantando e dançando nos filmes da franquia High School Music, que começou em 2006 e rendeu, no total, três filmes

Sharpay é uma das protagonistas do filme High School Musical (2006). Considerada a garota mais popular do colégio, ela é filha de pais ricos, mimada e adora mandar em todos, principalmente no irmão, Ryan. Egoísta, não gosta quando Gabriella Montez rouba a cena e o coração do capitão dos Wildcats, Troy Bolton.

Assim como Sharpay, Ryan é muito metido e sempre canta com a irmã nos musicais da escola. Apesar de não querer, coloca a amizade em primeiro lugar e ajuda a irmã nos diabólicos planos dela de separar o casal Troy e Gabriella. Apesar de serem os vilões do filme, os dois acabam ganhando a simpatia do público.

Atualizado em 18 Dez 2012.