Guia da Semana

Fotos: Getty Images

Ser desbravador é uma das características de quem quer cursar carreiras emergentes

As provas do vestibular 2010 já estão marcadas e ainda tem muita gente em dúvida sobre a carreira escolhida. Direito, medicina, administração? Essas escolhas mais tradicionais não dizem nada para vários jovens atraídos por cursos emergentes.

"Sempre quis fazer algo diferente, e na hora da escolha, fiquei em dúvida entre nutrição, marketing e publicidade, as mais comentadas pelas minhas amigas. Uma professora de inglês falou comigo da quiropraxia. Resolvi conhecer mais e me apaixonei", diz Eliana Soares, de 23 anos, aluna do 8º período do curso na Universidade Anhembi Morumbi.

O curso é um dos mais novos reconhecidos pelo MEC e tem tido grande procura por jovens em busca de áreas profissionais emergentes. Além dessa prática médica, obstetrícia, gerontologia e comunicação das artes do corpo são outras. Entre as engenharias, a ambiental e de energia se destacam.

Para Valéria Linard, professora supervisora de aconselhamento profissional da Clínica-Escola da Universidade São Judas, a divulgação na mídia, novas tecnologias e possibilidade direta de inserção no mercado são os principais atrativos desses cursos. "Por serem áreas novas, os jovens não vêem saturação. Já nos cursos tradicionais como medicina e direito, a percepção deles mostra que ter os pais ou um parente direto já nesses ramos ajuda e muito" .


O quiropraxista vai trabalhar a saúde a partir de ajustes na coluna vertebral

Questão de perfil
Por serem recentes, seja como demanda de mercado ou como campo de conhecimento, as novas carreiras acham a atenção de jovens com perfil mais desbravador. Ter essa consciência é fundamental. "Optar por uma profissão diferente é um desafio, pois tem de explicar para todo mundo, dar satisfação. Por outro lado, o jovem está abrindo fronteiras e colocando o seu nome nessas carreiras", destaca Ana Paula Faccinato, coordenadora do curso de quiropraxia.

E foi exatamente assim para Eliana. "A maior dificuldade foi falar com o pai. Para isso, estudei, fiz contato com a coordenação do curso e com uma colega via rede social para saber bem sobre a carreira e explicar a ele", comenta a aluna.

Questões como retorno financeiro e sucesso são outros pontos sempre presentes na cabeça dos jovens na hora da escolha. A segmentação de mercado, típica nessas carreiras emergentes, é um facilitador. "Aproveitar essas oportunidades dão maior possibilidade de abrir campo no mercado profissional", destaca a coordenadora Ana Paula.

Ao mesmo tempo, muitos profissionais questionam a tendência quando a acham excessiva. "A especialidade é importante por conta da demanda da sociedade. No entanto, ter o conhecimento-base é importante para dar as respostas diante dos desafios profissionais. A tendência é a segmentação, mas é imprescindível o conhecimento do todo de campo de atuação", destaca a psicóloga Valéria Linard.


Engenharia de Energia é uma das carreiras emergentes entre os jovens

Independente da carreira, conhecer a si mesmo, entender as habilidades exigidas pela profissão e saber o tipo de vida que se quer no futuro são as questões centrais para a escolha. Saber das exigências de inscrições em conselhos profissionais e reconhecimento dos cursos pelo Ministério da Educação também é uma forma de saber dos reais campos de trabalho da profissão. Saiba mais sobre elas.

Obstetrícia:
Recentemente reformulado para ampliação das competências, o curso de obstetrícia capacita o formando a acompanhar todo o período da gestação até os 40 dias após o nascimento do bebê. A formação inclui noções em enfermagem e desenvolvimento psicológico.

Duração: mínimo de quatro anos e meio
Locais de trabalho: hospitais-maternidade, ambulatórios, consultórios, postos de saúde e até diretamente nas residências.
Quem oferece: USP (SP)

Quiropraxia:
A cura do corpo a partir da coluna e pelas mãos. Essa é a proposta dessa técnica médica, reconhecida como curso de graduação desde 2007. Ao contrário do fisioterapeuta, o quiropraxista não trabalha com reabilitação, mas sim com ajustes nas terminações do sistema neuro-musculo-esquelético.

Duração: mínima de quatro anos e meio
Locais de trabalho: clínicas especializadas
Quem oferece: Universidade Anhembi Morumbi (SP) e FEEVALE (RS)

Comunicação das artes do corpo:

Apesar de pouco conhecido, o curso já possui mais de 10 anos de existência. Seu diferencial é propor o cruzamento das artes com a comunicação, utilizando o corpo como suporte. Ao final da graduação, o profissional está apto a realizar associações teórico-práticas e projetos nas habilitações dança, teatro e performance.

Duração: mínima de quatro anos
Locais de trabalho: escolas de dança, teatros e instituições de pesquisa e ensino em dança e teatro
Quem oferece: PUC-SP (SP)

Engenharia de Energia e Ambiental:
Ambos cursos vão trabalhar com os recursos naturais, propondo adequações e formas mais inteligentes de aproveitá-los em prol do projeto e da sociedade. Enquanto o engenheiro ambiental trabalhará com sistemas para o processamento de resíduos (como esgotos, lixo, resíduos industriais), aproveitamento e conservação de recursos naturais. Já o curso de Engenharia de Energia, o trabalho é mais direto com tecnologias dirigidas à conversão de energias renováveis (hídrica, eólica) e não-renováveis (petróleo, carvão, entre outras) .

Duração: mínima de cinco anos
Locais de trabalho: de grandes a pequenas empresas, sejam públicas ou privadas
Quem oferece: UnB (Brasília); UFPE (PE); Fumec (MG); Uergs (RS); Federal do ABC (SP) entre outras

Atualizado em 25 Abr 2012.