Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



Antes de aceitar a idéia ou o pedido de ter um animalzinho dentro de casa, muitos pais enumeram uma série de argumentos contra tal desejo da criança. E mesmo assim, se não foram capazes de mudar a opinião do pequeno, os pais continuam a fazer as reclamações e chamar atenção em relação aos cuidados necessários para se ter um bichano. Entretanto, os benefícios que um animal traz à criança são maiores que qualquer eventual tipo de problema. Estudos indicam que os animais de estimação fazem com que os pequenos aprendam muito rápido a noção e senso da responsabilidade de cuidar do outro. Ao ganharem um bichinho - independente do tipo e raça - as crianças são tomadas por um forte sentimento, além dos cuidados e preocupação com o novo membro da família.

Segundo a psicóloga infantil e autora do livro Guia Prático dos Pais, Suzy Camacho, ter um animal dentro de casa possibilita que o menor crie mais responsabilidade e compromisso com os deveres. O que não exclui o papel dos pais de conduzirem os filhos na forma de agir e cuidar do "amiguinho". "O animal de estimação ajuda na maturidade da criança. Ela aprende a ter e respeitar os limites do outro", afirma a especialista. Com a companhia de um bichinho, a auto-estima e confiança dos pequenos também aumentam. Isso sem contar que a sociabilização em ambientes externos flue naturalmente. "As crianças que têm um bicho de estimação saem mais à rua para brincar, têm mais assuntos com os coleguinhas de classe e são mais ativas, pois sempre têm um companheiro fiel no tempo livre", enfatiza a veterinária Ivana Carvalho.
"Os animais são bons tanto para os filhos únicos quanto para os irmãos que brigam. Eles chamam a atenção e são alegres, quebrando qualquer clima de solidão ou desentendimento", indica Suzy Camacho.

Além disso, um animalzinho dentro de casa ensina o pequeno a entender os ciclos naturais da vida (nascer, crescer, envelhecer e morrer), já que eles têm um período de vida mais curto. O luto vivenciado pela criança ao perder o seu bichinho é uma experiência válida por toda a vida. "É importante que os pais não tentem ocultar esta situação com a substituição do animal que morreu por um outro. A criança deve lidar com a perda", explica Suzy Camacho. Para a psicóloga é importante que a morte seja explicada e não camuflada e que faça a criança perceber que cada um tem seu lugar e importância.

Qual animal escolher?
Os cães continuam sendo a primeira opção dos baixinhos. E o motivo é a maior energia e interatividade que eles têm por natureza. Os cachorros estão mais dispostos a atender à atenção que as crianças pedem durante o dia.
Mas, segundo a médica veterinária Alice Volker Cordeiro, hoje em dia há muitas crianças escolhendo alguns tipos de aves, como a Calopsita, ou gatos, como os Siameses e Persas, que são as raças mais brincalhonas. "Antes de escolher um animal, os pais devem analisar as características da crianças e verificar se o bicho pretendido irá atender às expectativas do filho. Geralmente, os cachorros são melhores por terem uma dependência afetiva maior", indica a profissional.

As melhores e principais raças de cachorros para as crianças

  • Grande porte:Labrador, Boxer, Golden, Fila, Sheepdog e São Bernardo.
  • Médio porte: Cocker Spaniel, Pastor de Shetland, Beagle, Fox terrier, Sharpei e Pug.
  • Pequeno porte: Lhasa Apso, Poodle, YorkShire, Shi Tzu e Maltês.

  • Animal x Saúde
    Recentes estudos médicos já desmistificam os argumentos de que ter um animal em casa pode provocar reações alérgicas nas crianças. De acordo com a alergologista da Unimed Paulistana Maria de Fátima Marcelo Fernandes, a alergia é determinada por fatores genéticos e, na maioria das vezes, o ácaro é o principal vilão do problema. Numa casa que tem um animal de estimação é aconselhável que os pais retirem carpetes, cortinas de tecidos e bichos de pelúcia para evitar problemas de sensibilização de alergia na criança. "Um ambiente bem higienizado com um animal também bem cuidado não oferece riscos à saúde da criança. Os pais devem ficar atentos a qualquer manifestação alérgica e verificar com um especialista a verdadeira causa. No geral, um bichinho só tende a trazer benefícios", sinaliza Maria de Fátima.

  • Entenda a alergia infantil

    Dez mandamentos de responsabilidade com o animal

    1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
    2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
    3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida - tamanho, peculiaridades, espaço físico.
    4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
    5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
    6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
    7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
    8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
    9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
    10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

    (*) Fonte: Arca Brasil


    SERVIÇO

    Alice Volker Cordeiro - Médica Veterinária - Gang dos Bichos
    Fone: (11) 3618-3000
    Site: www.gangdosbichos.com.br

    Ivana Carvalho - Médica Veterinária - Office Dog
    Fone: (11) 6605-7222
    Site: www.officedog.com.br

    Suzy Camacho - Psicóloga Infantil
    Fone: (11) 6959-1907
    Site: www.suzycamacho.com.br

    Mária de Fátima Marcelo Fernandes - Alergologista
    Fone: (11) 5078-8256
  • Atualizado em 6 Set 2011.