Guia da Semana

Foto: Getty Images
Fim do ano se aproxima e junto com ele o ano letivo está quase na reta final. Será que há tempo para resgatar as notas? Sair-se bem nas últimas provas? Diversas famílias se deparam com essas questões!

Como sempre sugerimos, é importante dar uma atenção especial às dificuldades escolares das crianças desde o início. Porém, se esse controle lhe fugiu às rédeas, não se desespere. Ainda há tempo para reverter este quadro.

Primeira providência:
-Faça um levantamento das matérias em que seu filho(a) mais apresentou dificuldades no decorrer do ano;
-Verifique junto à coordenação ou professora, quais são suas verdadeiras chances de recuperação;
-Planeje com ele uma estratégia de estudo (combinando local e horário para cada matéria);
- Não deixe que ruídos, sons externos, atrapalhem o momento de estudo, faça todo um ritual;
- Trabalhe por eliminação: verifique quais as primeiras provas e quais as notas que precisam ser atingidas;

Mas se isso de nada adiantar, tome como regra todo este procedimento para o novo ano letivo. Há casos em que o aluno não tem culpa de suas dificuldades. Não é apenas uma falta de interesse, mas sim, dificuldades específicas, que apenas profissionais qualificados podem diagnosticar. Nestes casos, o interessante seria uma avaliação multidisciplinar, para avaliar este aluno.

Após a avaliação, mesmo que a criança não consiga recuperar suas notas nesta reta final, seus responsáveis serão orientados para que no próximo ano tudo seja diferente. Sabemos que a criança que sempre possui dificuldades escolares, precisa de acompanhamento profissional e, muitas vezes, por mais que estudem, não conseguem atingir o "boletim tão sonhado dos pais."

Quando a criança não se sair bem na recuperação e realmente precisar refazer o ano, é de suma importância a compreensão dos pais e a detecção do motivo que está gerando tais dificuldades:
-Falta de empenho no estudo?
-Está ocorrendo algo físico ou emocional com a criança, ou na família, ou na escola?
-Possui alguma dificuldade real diagnosticada ou ainda não?
-Como está sua agenda: superlotada?
- E a escola, é a mais adequada para a criança?
-Qual é a rotina da criança?

Após a detecção dos motivos pelos quais a criança não conseguiu atingir a média para aprovação, converse com a criança e explique quais serão as mudanças para o próximo ano. Encoraje-a a começar o novo ano com muito mais determinação.

Muitos alunos se sentem mal, por seus amigos mudarem de série e ele ter que refazer a mesma. Mais uma vez, os pais ou responsáveis precisam estar presentes neste momento e explicar que refazer novamente a série não significa perder os amigos, mas sim, conhecer novos amigos e poder apresentar uns aos outros.

Lembre-se: nada de castigo!

Ajude seu filho desde o primeiro dia de aula. Sabemos que, nos dias de hoje, os pais saem para trabalhar desde cedo, complicando esta ajuda, mas nos finais de semana, tire um momento para ver os cadernos, as matérias, converse com seu filho não só sobre suas dificuldades, mas sobre seu conhecimento e potencialidade. Mostre para ele o quanto é importante e prazeroso o conhecimento adquirido na escola. Os pais podem fazer correlações sobre o que a criança aprende na escola com o dia-a-dia.

Pai e mãe também são responsáveis pelo bom andamento da criança na escola. Durante o dia, ligue para seus filhos e, mesmo de longe, o acompanhe no seu cotidiano.

Com segurança a criança irá conseguir transpor barreiras, para recuperar ou mesmo recomeçar um novo ano letivo.


Quem é a colunista: Raquel Caruso
O que faz: Coordena três unidades da Clínica Multidisciplinar EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico, em São Paulo, e atua nas áreas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade. Ministro palestras, cursos e supervisões nestas áreas.
Pecado gastronômico: massas em geral, como boa descendente de Italianos.
Melhor lugar do Brasil: Natal (Rio Grande do Norte) e Amazonas (encontro das águas)
Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.