Guia da Semana

Foto: Getty Images

Demonstrar coragem diante das coisas pode até parecer legal, mas nem sempre é a nossa realidade. Sentir medo é algo mais natural do que você pensa, porém, quando estamos em um grupo, transparecer fraqueza pode nos fazer sentir inferiores e covardes.

Ser uma pessoa corajosa é muito legal, eu sei! Realmente existem pessoas que não sentem medo de coisas, que deixam muitos apavorados. Porém, alguns jovens fazem coisas perigosas só para demonstrar coragem diante dos amigos. O resultado disso pode ser algo muito sério.

Tenho um amigo que foi viajar para a praia com uma turma. Chegando lá, os garotos fizeram uma aposta para ver quem tinha coragem de ir mais longe ao fundo do mar. Resultado: para demonstrar audácia, esse meu amigo, acabou se afogando e foi preciso um helicóptero para tirá-lo do mar. A situação foi tão grave, que ele precisou ficar internado durante um tempo e a viagem da galera terminou sem diversão alguma.

O medo serve muitas vezes para nos alertar dos perigos que existem ao nosso redor e o quanto de cuidado devemos tomar. Quando não temos medo de nada, perdemos a noção do perigo que certas situações oferecem. E tem mais: você acredita que exista sentimento mais comum do que o medo? Acredito que todas as pessoas se sentem assustadas diante de certas coisas, seja de altura, de água, de barata, de dirigir, etc. Até nossos pais têm medos, não?

Se alguém quiser que você prove algo, pense que cometer atos perigosos não é sinal de coragem. O corajoso assume suas fraquezas e quer o melhor para si. Sentir medo não é sinal de fragilidade, pelo contrário, é ser uma pessoa real, que está aprendendo a lidar com as situações difíceis que a vida coloca a sua frente.

Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Gosto não se discute

O que fazer então?

Enfim, as férias!

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter

Atualizado em 6 Set 2011.