Guia da Semana



Planejar uma viagem em família é adorável, principalmente quando todos conseguem se divertir e aproveitar cada momento juntos. Com tantas opções de roteiros e passeios, fica difícil escolher um lugar ao sol para aquele fim de semana ou até férias junto com a garotada. Depois de escolher o destino, pensar em como ir, o que levar e como fazer para que os pequenos se comportem pode levar algum tempo, mas sair de casa com um esquema pronto pode facilitar a vida de qualquer um.

O primeiro passo é saber o que os baixinhos preferem. Segundo Magdalena Ramos, psicóloga especializada em família e autora do livro E agora, o que fazer? A difícil arte de criar os filhos, viajar desorganiza a vida da criança, então é preciso tomar cuidado. "Elas estão adaptadas com a rotina normal. Quando saem, alteram o sono, se alimentam mal e ficam perturbadas. O ideal é que a viagem seja curta e o destino tenha muitas atrações, cores e divertimento", explica a terapeuta.

Para o consultor de viagem Sérgio Luis da Silveira, os destinos brasileiros que incluem mais diversão para a garotada são cidades que tenham um grande parque, como o Beto Carreiro World e o Beach Park. "Criança tem que se divertir e os pais devem acompanhá-las em tudo". Se você pensa em descanso, pode estar enganado. Magdalena é categórica ao afirmar: "os pais devem perceber que viajar com os pequenos não vai fazer com que eles descansem. Então, entendê-los e se divertir com eles é a melhor saída".

Para onde elas querem ir
0 a 2 anos
Andar na areia, lugar que tenha água, desde que tenha cuidados e a criança faça atividades de acordo com as possibilidades dela. É uma fase de apresentações, e é normal que elas fiquem mais afoitas.

3 a 5 anos
É uma criança que já se comunica verbalmente, tolera melhor as viagens e sabem fazer mais brincadeiras. O adulto deve estar sempre brincando com ela. Eles adoram praia e campo com atividades direcionadas. Por exemplo, caminhadas curtas ensinando sobre as plantas e sobre os animais. Essa é a idade de introduzi-las no mundo. O importante é que a criança não pode sair da rotina dela. Se está acostumada a almoçar meio dia, assim também vai ser na viagem.

6 a 7 anos
São mais maduros, acostumam com viagens mais longas. Cuidado com mudanças de clima porque elas não se adaptam bem. Ouvi-las sobre a viagem é uma saída. Elas, nesse momento da vida, já têm opinião e podem escolher, em conjunto com os pais, para onde querem ir. Nesta idade elas precisam do contato com os pais, se dedicando, brincado e atendendo ela.

A mala é a segunda preocupação. Não adianta levar a bagagem abarrotada de coisas que a família nem vai usar. O importante é colocar roupas e sapatos confortáveis (nada de levar muitas saias e vestidos para meninas), não esquecer do agasalho - mesmo em destinos mais quentes o frio pode chegar e não esqueça a farmacinha com protetor solar, repelente de insetos, medicamentos e o telefone do pediatra. Para Magdalena, o conforto é o principal item que os pais devem levar na bagagem. "Criança irritada é sinônimo de viagem chata", diz.

Como última preocupação para um planejamento perfeito, conter os pequenos até chegar ao destino escolhido é mais simples do que parece. Algumas dicas podem fazer toda a diferença:

No carro
De 1 ano e meio a 2, as crianças estão na fase de engatinhar e andar, então precisam se movimentar, essa criança não pode ficar seis horas em um carro, por exemplo. Os pais devem aproveitar o horário de sono das crianças para fazer a viagem. Além disso, fazer paradas constantes e levar um brinquedo no carro, ajuda.

No ônibus
Tentar levar almofadas pequenas para a criança dormir. Levar mantas para cobrir. Tudo pensando no conforto dos pequenos. Brinquedos são uma solução para driblar o tempo e, a cada parada, descer para ela se distrair um pouco.

No avião
Como as viagens de avião costumam ser um pouco mais longas, levar brinquedos de vários tipos e pensar em um que a criança mais gosta e comprar e dar como novidade para ela descobrir no meio da viagem pode contê-la por mais tempo.


Atualizado em 10 Abr 2012.