Guia da Semana

Foto: Getty Images


Assistindo o jornal da noite é quase impossível não ver nenhuma reportagem que fale do meio ambiente. Ainda bem! É uma forma de sabermos um pouco mais sobre o que está acontecendo e o que devemos fazer para salvar nosso planeta.

Isso é um fato mesmo e foge dos clichês que o futuro pertence às crianças. Portanto, podemos ensinar desde já nossos filhos que pequenas atitudes podem mudar o planeta.

Uma forma bem simples é promover atividades para que as crianças possam interagir com a natureza. Assim, a criança perceberá que faz parte da natureza e que, para continuar viva, é preciso também que o ambiente esteja vivo.

Que tal passear no parque e fazer um piquenique com toda a família? Quantas informações novas você poderá ensinar para o seu filho? Além disso, o pequeno serelepe poderá andar com os pés livres, pisando na grama e sentindo a natureza. Quer saber o que você precisa para isso? Veja só:

- Uma toalha bem alegre.

- Água e suco.

- Lanchinhos leves.

- Frutas.

- Saquinho plástico para jogar os restos dos alimentos.

- Bola que, certamente, poderá faltar para animar a manhã!

Outra forma de interação com a natureza bem bacana, na qual a criança acompanhará todo o processo, é criar uma horta. Sei que você dirá que em casa não tem jardim. Saiba que para fazer uma horta não é necessário ter um jardim, só é preciso colocar a mão na massa e reservar um espacinho onde bata sol. Para você fazer a hortinha, precisará de alguns materiais e, depois de preparado o vasinho, você e seu filho colocarão as mãos na massa, ou melhor, na terra! Veja só o passo a passo:

- Um vaso ou uma garrafa pet - assim será uma forma de você ensinar o seu pequeno a reutilizar os materiais. Corte ao meio a garrafa pet com uma tesoura e use a parte da base como vaso. Faça pequenos furos na base para drenagem da água. Para que não fiquem rebarbas, você poderá levá-la para a boca do fogão, assim elas virarão para dentro.

- Pedrinhas, pedregulhos pequenos ou pedaços de tijolos. Coloque dentro do vaso uma quantidade suficiente para cobrir a base, assim, eles ajudarão a drenar a água do vaso quando for molhado.

- Em seguida, sobre as pedrinhas: coloque uma camada de areia, que ajudará na drenagem da água.

- Agora chegou a vez da terra, e é interessante que seja adubada com composto orgânico.

- Só está faltando o principal: a muda da plantinha! Que tal começar com menta, hortelã, salsinha, ou o tempero que você mais usa na sua cozinha? Garanto que ficará mais fácil até mesmo de os seus pequenos aceitarem os alimentos mais verdinhos na alimentação. Coloque-a bem no centro do vaso e deixe-o sempre ao sol. Uma vez ao mês, coloque um pouco mais de adubo, assim, a planta crescerá bem feliz!

Leia as colunas anteriores de Denise Gurgel:

Brincadeira é coisa séria

Interação mãe-filho

Filho de peixe, peixinho é


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em shantala

Pecado gastronômico: Pães - todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa.

Fale com ela: [email protected] ou acesse seu site.



Atualizado em 6 Set 2011.