Guia da Semana

Foto: Getty Images


Julho passou voando! As tardes proveitosas passeando, conversando com os amigos, em breve serão trocadas por livros e aulas novamente. Desejadas com fervor pelos estudantes, as férias são essenciais para relaxar, viajar e curtir momentos de diversão pura e descanso mental. Aproveitá-las ao máximo é a melhor forma de não ficar tão triste com o recomeço do período letivo.

Quando somos adolescentes, a escola define nossas vidas - e, consequentemente, nosso humor. A folga nos alegra e traz ânimo para os cérebros cansados de tanto estudar. Sempre tive casa na praia e viajava para lá quando não tinha aula: eram dias de proveito máximo, fosse do mar e do sol (ou do frio, no caso de julho), dos amigos, das comidas, das festas... Tudo era vivido intensamente.

Assim era também quando tudo se acabava e eu tinha que me preparar para voltar à realidade. Lembro bem das minhas tentativas - quase todas em vão - de dormir cedo e acordar cedo uma semana antes do reinício das aulas. Queria me acostumar aos poucos, para que o choque não fosse tão brutal, mas meu corpo resistia bravamente e recusava-se a deixar as cobertas, tão necessárias nesta época do ano.

Como todas as fases da vida, a melhor forma de passarmos as férias é tirando todo o proveito possível do que é bom, superando o que é ruim. Apesar do tempo livre, elas também nos afastam da convivência diária com os amigos, da diversão no ambiente escolar e até daquela aula legal. E tem mais: em menos de seis meses, a folga está volta, com mais dois meses de curtição, em dezembro e janeiro. Dessa vez, com sol e calor!

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica queaproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.