Guia da Semana

Foto: Getty Images

Quase todos os jovens querem chamar a atenção, talvez porque nessa fase queremos ser irreverentes e marcar nossa presença. Beber e fumar se tornou algo que faz do jovem o "da hora" da turma. Mas, essas atitudes podem provocar sérios danos a nós mesmos, ou até situações constrangedoras e queimar o nosso filme.

Mas será que beber nessa fase é algo legal? Pense, você vai numa festa, bebe muito, fica bêbado e vomita. Nossa! Que mico! Imagine como essa cena seria constrangedora. E você ainda pode ficar caindo pelos cantos e alguém terá que levar você até sua casa carregado! Ainda tem a ressaca do outro dia que é péssimo ou até mesmo algo mais sério como o coma alcoólico.

E fumar? Bom, além dos sérios males que o cigarro provoca a nossa saúde, tem a questão do cheiro e do mau-hálito. Aposto que ninguém quer ficar perto de alguém que seja fedido e muito menos beijar pessoas com aquele gosto na boca.

Para alguns, beber e fumar pode parecer algo extremamente maduro e que mostra o poder da liberdade. Consequentemente, o resto da turma acaba indo no embalo querendo ser igual. No final das contas, todos estão fumando e bebendo. Afinal, ninguém quer ser "o careta". Existe também a possibilidade do jovem querer chamar a atenção dos pais. Vivemos em um tempo em que os adultos não têm tempo para nada, vivem para o trabalho. Então, para atrair atenção, o adolescente passa a fazer besteira e se prejudicar.

Todos sabem que é proibido vender cigarros e bebidas para menores de 18 anos, mas nem sempre essa lei é cumprida. De um jeito ou de outro, essas coisas acabam caindo em mãos erradas. Sei que esse papo pode parecer chato, mas devemos saber que se existe essa lei, é porque essas substâncias são prejudiciais a nossa saúde e podem atrapalhar nosso desenvolvimento. Além do mais, deve ter muita responsabilidade antes de ingerir bebidas alcoólicas e saber que cada um é responsável por suas atitudes, bêbados ou sóbrios.

Para chamar a atenção dos seus pais use outra maneira, tente conversar com eles, mesmo que seja um minutinho durante o dia. Em relação à turma, conheço tantas pessoas que chamam a atenção e não bebem e nem fumam. Seja você mesmo e não faça coisas que os outros fazem para se sentir superior. Cada um tem algo que atrai a atenção, seja pelas roupas diferentes ou mesmo pelo jeito engraçado e doido! Quando for maior de idade você será responsável pelos seus atos e saberá o que é melhor para você.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.