Foto: Reprodução |
![]() |
Acabou a espera por um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. Na última semana, foi lançado mundialmente o game de estratégia em tempo real, StarCraft II: Wings of Liberty. Para o Brasil, o fato é ainda mais relevante, já que o produto marca a chegada oficial da Blizzard Entertainment, de World of Warcraft e Diablo, por essas bandas.
O lançamento movimentou várias regiões do mundo, como Paris, Moscou e Seul, que abriram lojas de madrugada para vender o game. Aqui no Brasil, São Paulo, Curitiba e Campo Grande também entraram no esquema e abriram suas lojas no meio da noite para a venda do game.
Wings of Liberty é a sequência para o sucesso de 1998 da Blizzard, StarCraft, considerado como um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos. No título, o centro de batalha desenrola-se entre as raças protoss, terrano e zerg, cada lado com legiões de novos tipos de unidades.
Antes de mais nada, para jogar o produto, é necessário criar uma conta no site do jogo, na rede on-line daBlizzard. Por isso, é obrigatória a conexão com a internet. Assim como o game, o site foi traduzido para o português.
A jogabilidade do game pode ser vista como um jogo de xadrez. O mapa de ação é o tabuleiro e o jogador precisa pensar rapidamente em uma estratégia para derrotar as tropas adversárias. Para criar soldados e médicos, por exemplo, é necessário ter fontes de alimento para determinada quantidade de guerreiros. Tudo funciona de forma eficaz e divertida.
No início, é de se estranhar um pouco a dublagem em português, com frases repetitivas como "Tá afim de treta moleque?" ou "Quem quer levar porrada". No final, se acostuma. O que ficou devendo mesmo são os gráficos. As cenas de animação poderiam ser melhores desenvolvidas para a geração atual.
StarCraft II: Wings of Liberty tem uma trama densa, bem entrelaçada e divertida ao máximo. Em algumas ocasiões, também é possível jogar fliperama, por exemplo, em uma aventura de naves espaciais. Por tudo isso, o game deverá se tornar um épico e é altamente recomendado.
Game: StarCraft II: Wings of Liberty
Preço: R$ 49 (com direito a 180 dias de jogo)
Gênero: Estratégia
Empresa: Blizzard
Plataformas: PC e Mac
Dica: O segredo da vitória está na velocidade dos cliques no mouse e no equilíbrio das tropas. Ao atacar com exterminadores ou soldados, por exemplo, é necessário ter médicos para curar os machucados.
Avaliação
Gráfico: Bom
Som: Bom
Jogabilidade: Ótimo
Diversão: Ótimo
Inovação: Bom
Leia as colunas anteriores de Diego Guichard:
Sempre Super
Última geração
Copa do mundo virtual

O que faz: Colunista de games de Zero Hora, A Notícia e clicRBS. Jornalista do clicEsportes.
Pecado Gastronômico: Viciado em Sushi e Coca-Cola.
Melhor lugar do mundo: O aconchego do lar, sempre conectado. Mas todo ano, sempre separo finais de semana para a Serra Gaúcha.
Fale com ele: [email protected] Twitter: @diegoguichard. Ou acesse seus blogs: Canal dos Games ou Zerohora
Atualizado em 6 Set 2011.