Guia da Semana

Seja você um gamemaníaco ou um jogador esporádico, certamente já deve ter se deparado com jogos onde um personagem de uma franquia X está frente a frente com outro da empresa Y. São os chamados games crossovers, cujo objetivo e unir os fãs, atrair vendas e provar quem realmente é o melhor nos consoles. Mas antes de escolher o player, confira alguns jogos clássicos e futuros lançamentos das disputas virtuais.

Mario & Sonic at the Olympic Games



Quem é melhor, Sonic ou Mario? A pergunta polêmica que sempre gerou discussões acirradas entre os apaixonados pelas empresas Nintendo e Sega parece mais próximo da resposta, com o jogo Mario & Sonic at the Olympic Games. Juntos com Luigi, Yoshi, Knuckles e Tails, os dois protagonistas vão disputar prova a prova competições baseadas nas Olimpíadas de Pequim.

Apostando em parcerias de sucesso, da mesma forma que nos populares Kingdom Hearts, da Square Enix e da Disney Interactive, e Lego Stars Wars, o jogo lançado para Nintendo Wii e o portátil DS conta com 16 personagens, oito de cada franquia, cada um com aptidão em uma categoria (força, velocidade, habilidade e balanço). Essa é uma boa chance para você descobrir quem realmente é o mais ágil.

Super Smash Bros. Brawl



Lançado inicialmente para a plataforma Nintendo 64, o Super Smash Bros. contava com os melhores personagens da Nintendo e apostava em modos singles e multiplayer, onde o objetivo era jogar os adversários para fora da arena, em qualquer das quatro direções possíveis: cima, baixo, direita e esquerda. Diferindo da maioria dos games do gênero, este representava a energia dos player em barras e tinha como objetivo subjulgar o adversário.

O sucesso levou a duas sequencias, Super Smash Bros. Melle para o Game Cube e Super Smash Bros. Brawl para o Wii. O último aparece com 35 personagens, incluindo a participação inédita de Sonic, eterno mascote da Sega, e Solid Snake, protagonista da série Metal Gear, da Konami.

Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds



Dito por muitos especialistas na área como um dos maiores crossovers da história dos games, X-Men vs. Street Fighter surgiu como um jogo de Arcade criado pela Capcom em 1996 e que fez sucesso nos consoles Sega Saturn e Playstation. Foi um dos primeiros a utilizar o sistema de luta em duplas, onde o player poderia trocar de lutador durante o embate. Ao invés do sistema usual de três rounds, somente um era necessário, com o vitorioso derrotando os dois personagens adversários.

Dando seqüência a séria, a Capcom lançará, no início de 2011, Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds. Somente pelos teaser divulgados, o game promete surpreende os fãs pela quantidade de personagens, entre eles: Wolverine, Hulk, Homem de Ferro, Ryu, Ken Akuma e Chun Li. O esquema de batalha é três contra três, com a alternância de personagem a qualquer momento da luta e que possa combinar ataques especiais entre eles. A jogabilidade segue o tradicional 2-D em alta resolução, com gráficos em 3D. Os consoles Xbox 360 e PlayStation serão os contemplados.

Mortal Kombat vs. DC Universe



Os guerreiros que lutam pela conquista de EarthRealm disputam lado a lado a sobrevivência com os Heróis do planeta Terra. Embora esse tipo de fusão não seja inédito, a Midway soube explorar bem esse universo para trazer ao público o game Mortal Kombat vs. DC Universe. Como não poderia faltar, no jogo é encontrado boa dose de violência, além dos tradicionais fatalitys, embora em uma versão bem mais light.

Neste game, as inovações são mais visíveis nos modos de batalha, dividido em três opções - Klose Kombat, Freefall Kombat e Stage Interaction - e que permitem treinamento de ataque e defesa e até disputas em pleno ar. Reciclando a jogabilidade de Mortal Kombat, o crossover é uma aposta comercial, sendo indicado não só para os fãs dos dois universos, mas também para os jogadores esporádicos que buscam algo novo em termos de luta. O jogo saiu para as plataformas Xbox 360 e Playstation 3.

Street Fighter VS. Tekken



Soberana quando o assunto é a mescla de jogos, a Capcom se une a Namco e entra mais uma vez em cena para dar um preview do futuro lançamento Street Fighter VS. Tekken. O game foi anunciado durante a feira de games Comic-Com, nos Estados Unidos, e deve estrear nas lojas somente em 2012, depois de Marvel VS. Capcom 3.

As franquias trabalham em dois jogos distintos, com liberdade para criação e desenvolvimento gráfico. O desenvolvido pela Capcom usa a mesma tecnologia de Super Street Fighter IV com lutas em 2D. Já a Namco Bandai aposta nos mesmos gráficos e jogabilidades de Tekken, com lutas 3D. Os games serão produzidos para Playstation e Xbox 360.

Colaboraram:
Diego Guichard
Rafael da Silva

*Fotos: divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.