Guia da Semana



Na antiguidade, os bebês, em seu primeiro ano de vida, eram enfaixados, com a finalidade de mantê-los aquecidos e também para evitar mal formações na coluna. Nos primórdios da civilização eles mais pareciam pequenas múmias, enrolados quase até o pescoço. Tratava-se de um duplo enfaixamento do dos ombros aos pés, que permitia à criança mover somente o rosto.

No final de 1700, a crença era que o envolvimento do bebê com faixas não muito apertadas mantinha a posição correta da coluna e membros, pois as pernas ficavam próximas e os braços estendidos ao longo do tronco.

A idéia era que assim,o bebê cresceria reto e robusto, sendo que nos séculos passados, a configuração do corpo era ainda menor e mais frágil que a atual. Concluído o enfaixamento, o recém nascido com o rosto descoberto deveria estar suficientemente firme para ser erguido ou transportado sem que nenhum membro se dobrasse. Depois de alguns meses, os braços e a cabeça eram liberados e a parte inferior do corpo continuava por um longo tempo preso no rígido invólucro das faixas.

Comum em todos os países e classes sociais, as faixas eram de linho, algodão ou lã, presos por uma fita. O diferencial desta roupa infantil eram as duas tiras de pano que desciam dos ombros pelas costas da criança, que aparentemente serviriam para auxiliar os primeiros passos impedindo que caíssem.

Já por volta do século XX, os bebês continuam sendo enrolados por faixas e cueiros, que iam do peito aos pés, nos primeiros quatro meses de vida, que sustentavam a coluna e deixavam as pernas rígidas, porém ombros e braços livres, costume que perdurou até a segunda metade do século XX.

Em países da Europa, o enfaixamento era feito pela ama de leite, que utilizava as próprias pernas estendidas como apoio. O enxoval era costurado por freiras, porém mesmo em casas reais se procurava reutilizar peças usadas dos irmãos mais velhos.



Quem é a colunista: Regina Di Marco
O que faz: jornalista / pesquisadora história da moda
Pecado gastronômico: sem pecado, sem sair da linha
Melhor lugar do Brasil: praias de Maceió
Fale com ela: [email protected] ou www.todamodanews.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.