Guia da Semana

Foto: Arquivo pessoal

Letícia e Camila são BFF de verdade e tudo o que têm são parecidos: celulares, canetas, cadernos, chaveiros

Os adolescentes adotaram uma nova denominação como referência aos seus melhores amigos. Best Friends Forever, ou apenas BFF, que significa 'melhores amigos pra sempre'. Uma BFF é a pessoa na qual você mais confia e conta tudo, tudo mesmo (às vezes, mais do que para sua mãe). Ela está sempre ao seu lado, chora quando você está triste, diverte-se nos mesmos programas e fazem tuuudo juntas: desde estudar na mesma sala até ir para balada together.

É quase uma irmã, só que aqui você pode escolher! No caso de Letícia Maximiano, 14, e sua BFF, Camila Nogueira, 14, suas mães também são Best Friends. Le, como é chamada, disse que as mamães delas se conhecem há tempos e que sempre quiseram que as filhas fossem amigas. Até então as gatinhas mal se falavam, no máximo já tinham trocado apenas alguns cumprimentos. A situação começou a mudar quando Letícia foi estudar no colégio de Camila, há dois anos.


"No começo quase não conversávamos, mas depois acabei ficando friend da melhor amiga dela na época e fui me aproximando mais da Camila", explica Le. A gata afirma que foi tudo natural e a amizade surgiu com o tempo. As três faziam os trabalhos da escola juntas e por isso ficaram bem próximas, formando um trio inseparável. Camila lembra que sua ex-BFF, Amanda, ficou com muito ciúme quando ela e a Le tornaram-se unha e carne.


A situação piorou quando Amanda ficou com um carinha e descobriu só depois que ele era o ex-namorado da Letícia. A richa da ex-BFF da Camila com a Le ficou ainda maior, mas nada que impedisse a convivência das três. Como o mundo da voltas, Letícia e Camila começaram a sair juntas para passear, praticar esportes e se tornaram - de verdade- BFF. "Hoje ficamos praticamente o dia todo juntas: estudamos na mesma sala, temos as mesmas aulas do colégio à tarde, fazemos natação de terça e quinta à tarde, vamos caminhar todos os dias e saímos para a balada juntas", fala Letícia.


Foto: Arquivo pessoal


Assim como a amizade, a torcida pelo time do coração, Santos, também é a intensa na vida dessas gatinhas


Über sintonia


A afinidade entre as duas é demais! Sabe aquele lance de olhar e adivinhar? Então, elas são assim. "Quando escutamos o mesmo comentário e concordamos ou não, uma olha para outra e já saca o que está pensando, só pela reação", diz Camila. Pode parecer mentira, mas as garotas possuem o mesmo gosto para se vestir: optam por roupas confortáveis, mas que valorizam seus 'corpitchos'. Maquiam-se sempre para sair e adoooram pintar as unhas com esmaltes coloridos. Também curtem trocar saias, shorts e blusas.


Você acredita que o time de futebol que as duas torcem também é o mesmo! As gatinhas são megatorcedoras do Santos. Assistem aos jogos e chegam a ficar dias comentando as jogadas e o resultado final, ainda mais agora que o time acabou de vencer o Campeonato Paulista. O sonho da dupla é ver um jogo do time do coração juntas, na Vila Belmiro.


Se elas brigam? Não, nunca discutiram, pois uma é muito verdadeira com a outra. Letícia lembra que uma vez ela ficou com um menino que a Camila já tinha beijado, mas que não a interessava mais, e não sabia se contava para a amiga ou não. Decidiu esconder, mas logo disse a verdade e confessou que não conseguia mentir para a amiga. "Acho que se tivesse conseguido esconder, e se a Camila descobrisse depois, ela ficaria muito brava. Quando contei, na hora ela entendeu", comenta. .


Presente de 15 anos


Em companhia dos pais ou com a excursão do colégio, as gatinhas não se desgrudam nunca! A última viagem delas foi com a família da Camila, para Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. "Minha mãe fica tranquila quando viajo com a família da Camila, pois ela já os conhece há tempos", diz Le. A lindinha relata as histórias das viagens sempre como lembranças muito boas, pois elas se divertem o tempo todo.


Agora a expectativa é outra. As BFF fazem 15 anos em 2010 e até o presente das duas vai ser o mesmo: Letícia e Camila vão viajar juntas, em julho, para Disney. No ano passado, a mãe de Letícia pediu para ela decidir se queria festa ou viagem em comemoração ao seu aniversário. A gata decidiu por viajar e conhecer o mundo encantado do Mickey e todas as atrações de Orlando, nos Estados Unidos, que é a cidade mais divertida do mundo.


Já Camila teve que convencer sua mãe por um bom tempo, até ela aceitar dar a viagem, e não a festa, como presente. "Acabamos de fechar o contrato da viagem, pois até o último momento minha mãe queria que eu fizesse festa", lembra. Letícia e Camila estão muito radiantes com a viagem e na contagem regressiva para o embarque, que vai ser no dia 14 de julho.


Foto: Arquivo pessoal


Para registrar a amizade eterna, ela escreveram a mensagem I love you nas mãos


Friends Forever


Tanto Letícia como Camila dizem que querem ser amigas para sempre. Elas sentem que a amizade é muito verdadeira e que vale a pena cultivá-la, pois é sempre importante ter alguém com quem contar.


Detalhe, ambas não sabem o que querem cursar na faculdade, mas garantem que para onde uma for, a outra vai também. "O problema é que eu quero humanas e a Ca exatas", fala Letícia. Mas isso não será empecilho para as gatas. Com certeza elas acharão uma 'facul' que tenha cursos das duas áreas.


Versão masculina


Quem pensa que os meninos não tem BFF, está muito enganado. Embora o nome soe mais como 'coisa de menina', eles elegem o seu grande amigo. Parceiros mesmo, sabe?! Muitos dizem que a amizade acaba sendo até mais sincera entre os meninos, pois não rola rivalidade. Mas, na verdade, eles não utilizam a denominação BFF, falam simplesmente melhor amigo.


Vitor Hugo Bigotto, 12, há dois anos possui um melhor amigo que, se depender dele, deve ser para a vida toda. O Paulo é o parceiro de sempre nos trabalhos da escola e nos jogos de futebol. Como moram perto, eles vivem sempre um na casa do outro. "A gente acaba tendo a mesma opinião em muitas coisas. Ele é um parceirão", fala Vitor.


Atualizado em 6 Set 2011.