Guia da Semana

O governo quer encher as salas de aulas
Foto: Stck.Xchng

As inscrições do ProUni (Programa Universidade Para Todos) já estão abertas para quem pretende começar um curso superior no segundo semestre deste ano. Para concorrer, o candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2006 e ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola particular. Os interessados têm até o dia 9 de junho para se inscrever pela internet e a lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 14 de junho.

O objetivo do MEC é aumentar o número de contemplados pelo benefício, por isso, agora será possível escolher até sete instituições, cursos e turnos, conforme o perfil sócio-econômico. Antigamente, os candidatos podiam fazer apenas cinco escolhas. Hoje, 277 mil estudantes são beneficiados. A seleção é feita de acordo com a nota obtida no Enem e com a renda do interessado. Para bolsa integral, a renda familiar por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio (R$570,00) e para bolsa integral, de até três salários mínimos (R$1.140,00).

Aqueles que conseguirem a bolsa parcial, mas não tiverem condições de pagar a outra metade da mensalidade podem financiar 25% do valor por meio do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), desde que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha aderido ao programa. Para saber mais sobre o ProUni e verificar as instituições participantes, acesse o site.

Atualizado em 6 Set 2011.