Guia da Semana

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O que é brincadeira? Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair ( Wikipédia). Para favorecer a brincadeira, os pais devem oferecer um entorno rico à criança, no qual ela possa testar suas habilidades físicas, motoras, cognitivas, aprender regras, buscar soluções, despertar curiosidade, criatividade e motivação.

Dessa forma, o sistema de busca cerebral desenvolverá ideias e potencialidades de forma criativa. A partir do momento em que o sistema de busca do cérebro da criança é explorado na criatividade de uma brincadeira, num outro momento o cérebro fará o caminho sozinho e descobrirá novas formas.

A pergunta é: como buscar essa forma, se as brincadeiras limitam-se ao computador e à TV? Para mudar esse hábito, você deve participar, por meio de brincadeiras nas quais a criança possa se explorar, explorar o ambiente e usar a criatividade. Muitos brinquedos não exigem do sistema de busca da criança, pois ela já sabe a resposta!

Para criar esse entorno rico, não é necessário gastar, há formas caseiras. Veja algumas dicas simples, que não só ajudarão os pequenos, como também a proximidade deles com os pais!

- Regar o jardim, lavar o carro ou o quintal juntos, pode se tornar uma brincadeira estimulante. Objetos simples de casa, como lençol, caixa de sapato vazia e cadeiras, podem se tornar um tanque de guerra ou uma casinha. Um regador faz a chuva, o pote plástico é o barco, enfim basta deixar a fantasia tomar conta da brincadeira e permitir que a criança construa;

- Estimule o acesso da criança à natureza, chuva (claro que com proteção), árvores, plantas, flores, areia, grama, de forma que ela possa interagir com o meio;

- Contar histórias no qual um vai acrescentando uma informação, e depois o outro. Dessa forma, estimula-se a ideia e a história ganha estrutura. Os temas podem ser variados, como uma visita a uma fazenda, ou os pais podem até mesmo usar temas que desejam abordar/inserir no cotidiano da criança;

- Fazer desenho livre é uma ótima forma de usar a imaginação.

Os pais também devem prestar atenção, pois muitas vezes inibem o sistema de busca da criança. Veja alguns exemplos:

- Dar bronca no momento da brincadeira, porque a criança está fazendo barulho, correndo pela casa e espalhando brinquedos, ou simplesmente ser censurá-la por não estar brincando da forma que você acha que seria a "correta" poderá inibir o desejo de inventar e explorar;

- Muitas vezes, a criança possui inúmeras atividades durante o dia (escola, inglês, natação, aula de violão...) menos brincadeira = diversão;

- Usar a televisão como babá, permitindo que seja fonte de diversão. Uma pesquisa revela que as crianças passam, em média, 21 horas semanais em frente à TV, e só 38 minutos de tempo de qualidade com seus pais.

Permita-se e deixe a espontaneidade tomar conta da brincadeira!


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em Shantala

Pecado gastronômico: Pães, todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa!.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.