![]() |
Mariana: feliz com as pintinhas Foto: Mariana Pastore |
Desenhar pintinhas no rosto faz parte da fantasia de caipira, mas quem tem sardas de verdade não pode lavá-las quando termina a festa junina. Por isso, as tais manchinhas de cor castanha despertam uma relação de amor ou ódio em quem as carrega. As efélides, como são cientificamente chamadas, são hereditárias e desenvolvem-se em pessoas de pele bem branquinha. Surgem ainda na infância, por volta dos quatro ou cinco anos de idade.
As manchas aparecem por causa do aumento de produção de melanina, que é estimulada pelos raios solares. Por isso, quanto maior a exposição ao Sol, mais escuras elas ficam. No inverno, quando a incidência solar é menor, elas tendem a clarear. Denise Steiner, Presidente da Associação Brasileira de Dermatologia, alerta para a diferença entre as sardas e a melanose: "Ao contrário do que muitos pensam, não precisa tomar Sol para ter sardas. As manchas que surgem com o Sol são as melanoses, principalmente no rosto e no colo, que são as partes do corpo mais expostas", explica.
![]() |
Felipe: apelidos por causa das sardas Foto: acervo pessoal |
Além do espelho, é preciso saber lidar com as outras pessoas. Na infância e na adolescência, os apelidos relacionados a algum detalhe da aparência são muito comuns e os sardentos não escapam das brincadeiras de mau gosto dos colegas: "Me chamavam de pimentinha, sapequinha ou então perguntavam: ´você tomou Sol de peneira quando era criança?´. Um saco!", conta Alessandra. Felipe Brasil era conhecido como Chaves, por causa das pintinhas do ator Roberto Bolaños: "Quem zoava mesmo eram só os amigos, mas eu nem me importava, gosto das minhas sardas", diz o garoto. Quando questionado se ficaria com uma menina sardenta, não hesita: "Existem meninas lindas com sardas e horríveis sem sardas. Não é impedimento algum".
Se, por um lado, as sardas dão um aspecto infantil e angelical, como destacou Mariana, em excesso, elas podem deixar a pele com aparência envelhecida: "Por serem genéticas, não há como prevenir ou eliminar, o que se pode fazer é clarear", explica a dermatologista. O tratamento mais eficiente é feito a laser, onde a fonte de luz capta o pigmento de melanina. "Os resultados variam dependendo do caso, mas de duas a seis sessões são suficientes para clarear", esclarece.
![]() |
Alessandra: crise com o espelho Foto: acervo pessoal |
A efélide não é uma doença nem exige tratamento especial. Os cuidados são os mesmos para pessoas de pele muito branca e, conseqüentemente, mais suscetível à radiação: protetor solar, sempre, pois os riscos de desenvolver câncer de pele na idade adulta são maiores. Também é necessário ter cuidado com maquiagem e cremes, pois qualquer produto que deixe a pele mais sensível pode ser prejudicial.
Muitos famosos assumem suas pintinhas, como a atriz Mila Christie, a modelo Carol Trentini e o ator Daniel Zetel. Outros preferem esconder com maquiagem, como a atriz Lindsay Lohan e a cantora Sandy. Gostando ou não delas, a verdade é que as sardas acabam se tornando uma marca registrada no visual.
Atualizado em 1 Dez 2011.