Guia da Semana

Foto: Getty Images

Quando os filhos fazem algo de errado, seus pais ainda utilizam a famosa frase: "Vá para seu quarto!". Certamente, a ideia é de punição, mas nem sempre o dormitório é o melhor lugar. Analisar uma situação na qual agiu-se errado, enclausurado, pode não ter o fim a qual se destina, onde o castigo, na verdade, se torna uma diversão momentânea.

Hoje em dia esse cômodo é equipado com vários meios de entretenimento. Podemos até morar dentro de um! Mas vamos falar sobre o quarto de um adolescente, onde podemos encontrar televisão, DVD, videogame, telefone, brinquedos, aparelho de som e computador, além de conexão de banda larga.

Passar algumas horas dentro de seu próprio quarto pode até significar um bom passatempo. Ouvir música, navegar na internet, assistir TV, ler um livro... São apenas algumas das muitas atividades possíveis neste ambiente. Antigamente a televisão ficava na sala e poucas pessoas possuíam computador. Ficar trancado significava ficar sozinho, sem ter o que fazer. Essas eram as intenções dos pais, para fazer seus filhos refletirem.

Por outro lado, antigamente, as crianças brincavam na rua. Hoje, o interesse por brincadeiras ao ar livre está quase extinto e, por muitas vezes, os pais preferem que seus filhos permaneçam dentro de casa por segurança. Logo, compram vários meios de entretenimento. E os colocam no quarto.

Castigar lembra muito a questão da punição física, na qual, para repreender, os pais batiam em seus filhos. No passado eles eram muito mais severos. Lembro-me da história de um pai, que, para punir seu filho, o colocou ajoelhado no milho. Isso não passa de tortura.

Acredito que os castigos são necessários, afinal todos devem aprender que tudo tem uma consequência, seja ela boa ou ruim. Os que envolvem tortura ou quaisquer tipos de violência precisam ser abolidos de nossa sociedade. Não é assim que se forma um ser humano.

Leia a coluna anterior de Diego Aquino:

? Meu ídolo e eu

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]




Atualizado em 6 Set 2011.