Guia da Semana

Fotos: Divulgação


Quem já chegou a uma festa e encontrou alguém com a mesma roupa sabe como essa situação é chata. A questão não é usar um modelo que alguém já tem, mas sim expor algo repetido, que acaba não tendo uma identidade própria.

A pessoa que tem criatividade e sabe manusear tesouras, agulhas e linhas, pode dar aquela pirada no que vai usar. Apliques, brilhos, e retalhos são algumas das opções para deixar peças e acessórios com a sua cara. Roupas antigas, que estão encostadas no armário, podem ganhar um novo conceito e ser atualizada com retoques. A idéia de peça única e exclusiva chama a atenção de quem quer mais do que simplesmente se vestir, mas também mostrar personalidade.

Atentos a essa moda de exclusividades, algumas marcas estão apostando em serviços onde o consumidor pode idealizar o que vai levar para casa. Diferente do que se pode fazer manualmente em casa, com apliques, pinturas e costuras, nas grandes lojas é possível customizar o produto ainda durante a sua produção, como na loja da Nike, onde a pessoa pode escolher 10 cores diferentes, em 9 partes do tênis e ainda escrever uma frase com até 12 caracteres, por R$ 349,90.

Serviço já conhecido na Europa, Estados Unidos e Ásia, a Nike trouxe para o Brasil seu primeiro corner na América Latina, na loja Nike Sportswear, em São Paulo. Depois de ir à loja e "montar" o tênis, basta esperar 28 dias até ele ficar pronto. "Acho muito bom ter essa chance de escolher cor e detalhes. Mesmo se meu amigo comprar um modelo igual, ainda assim vai ser diferente do meu", fala o estudante Lucas Mantovani, 18 anos, que tem seu modelo Nike Dunk exclusivo. Esse tipo de serviço permite aos consumidores mostrarem seu lado criativo.



A moda pegou a tal ponto que o consumidor pode criar vários itens. Estampar camisetas, colocar apliques em bonés, personalizar bolsas e jeans são algumas das possibilidades para deixar o produto com o estilo do comprador. A Adidas não ficou de fora e em sua maior loja, em Pequim, oferece o serviço em um modelo de tênis. O Mi Adidas - que quer dizer Adidas Exclusivo - pode ser personalizado conforme as necessidades do cliente, seja por melhor adaptação, características de desempenho e desing único.



No Brasil, a marca instalou na recém inaugurada loja no Rio de Janeiro, o primeiro terminal de personalização de camisas. Serviço que é oferecido somente na China e na Alemanha, chega para os brasileiros com a tecnologia que permite aos clientes visualizar em um monitor de TV LCD a camisa de futebol que está exposta no mostruário e pela inteligência touch screen, personalizar sua peça com nome e número que desejar. Em 20 minutos a camisa está pronta. Cada letra sai por R$0,50 e cada número por R$5,00.



A grife Who's, investe no serviço de criação de sapatos artesanais. Para as meninas que morrem de medo de usar um calçado igual ao de uma amiga, essa é a solução. Na Who's, a cliente pode escolher a cor, tecido, salto e até o tamanho exato da peça. Para as garotas que gostam do estilo da mãe, a marca também fabrica modelos idênticos para mãe e filha.

Como a regra é criar e não copiar, a Shine, grife de jóias, disponibiliza aos clientes o serviço exclusivo de criação. Na loja, sempre acompanhados pelos designers da marca, é só ter criatividade e descrever o desenho que quer. Com a possibilidade de expor sua identidade no produto, os clientes se tornam os criadores. Sem limite, é permitido ousar e o produto final pode ser de bom gosto, ou nem tanto, mas o que importa é a individualidade.

Atualizado em 6 Set 2011.