Guia da Semana

Fotos: Arthur Santa Cruz

Você foi convidado para uma festa à fantasia e, além de não saber o que usar, não sabe também onde encontrar a peça? Acalme-se! Este dilema não é só seu e já foi retratado até no cinema. Em De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick, o doutor William Harford - Tom Cruise - bate à porta de uma loja tarde da noite, após ser convidado por um pianista, velho amigo de faculdade, para um misterioso baile de máscaras.

Guardada as devidas proporções entre a festa cinematográfica - uma suruba com modelos trajando apenas mascaras venezianas - e as realizadas no plano mundano, a cena se repete com bastante freqüência nas lojas de fantasias paulistanas, segundo suas proprietárias.

Coleção de mascaras à venda
"Às vezes algumas pessoas ligam, estão em cima da hora e não tem o traje. Perguntam se podemos ajudar", afirma Mirian Muller Gomes, proprietária da Versátil Trajes, localizada no bairro do Morumbi.

"Sempre acontece, chegam aqui às nove horas do sábado e já saem direto para o táxi fantasiados", confirma Alessandra Domingos, 38, proprietária da Universo Fantasias, em Pinheiros.

Atrasos e despreparos a parte, festas à fantasia são ocasiões para deixar de lado o personagem do dia a dia e dar vida a uma nova persona, seja ela a Cleópatra, o Zorro, uma espanhola, um pirata, ou até mesmo uma caixa de sabão em pó.

"Geralmente o que mais saí são as fantasias curtas, as meninas gostam de mostrar as pernas", diz Alessandra, que abriu sua loja há cerca de um ano, após ter adquirido experiência com um brechó na Praça Benedito Calixto. A loja de Alessandra, que além das vestimentas oferece também painéis temáticos e acessórios para as festas, chega a alugar até 200 fantasias em um fim de semana movimentado.

E o repórter se passando por John
Travolta em Embalos de sábado
a noite
Já na loja do Morumbi, o público masculino local prefere tirar onda com os personagens que estão um pouco mais distantes de sua realidade social, como garis, frentistas ou o personagem televisivo Chaves, conta a proprietária.

Entre os casos insólitos, ambas possuem suas histórias. Segundo Mirian, certa vez uma jornalista global alugou uma fantasia de branca de neve para o seu aniversário. Até ai, tudo bem. Nada extravagante, caso a aniversariante não houvesse contratado também todos os sete anões para acompanhá-la durante a festa.

Já Alessandra, certa vez foi procurada por um casal que precisava de uma fantasia especial. "Era uma confraternização das casas Bahia e o prêmio para a melhor fantasia era uma geladeira. Eles eram recém-casados e precisavam ganhar. Fizemos um traje especial para a ocasião e eles venceram", conta Alessandra. Como se vê, são as fantasias da imaginação em beneficio da vida real.

A MAIOR FESTA A FANTASIA DO MUNDO
Com 13 edições realizadas e caminhando para sua 14º, a Metamorfose , na cidade de Londrina, no Paraná, está a caminho de ser reconhecida como a maior festa à fantasia do mundo. Em sua última edição, estima-se que 25 mil pessoas compareceram ao parque de exposições Nei Braga. O marketing da festa é tamanho que, desde 2005, a Ambev desenvolve latas de cerveja exclusivas para o evento. A multidão é tão grande que a baderna começa quilômetros antes, no engarrafamento que se forma na Avenida Tirandentes. Pessoas saltam dos carros e ônibus e começam, ali mesmo, a festejar. Todos fantasiados, é comum uma espécie de olimpíada para ver quem beija mais no final da noite. Frases como "Eu beijei o Batman, o Patolino, o Scooby-Doo e o Máscara", são de praxe. Entre os artistas que já se apresentaram na festa constam Capital Inicial, Barão Vermelho e Ira!, além de inúmeros djs. Ficou interessado? Então agende-se, pois a deste ano já tem data definida. Acontece no dia 13 de setembro. Transforme-se!


Colaboração:
Universo Fantasias
Rua Teodoro Sampaio, 1252 - Pinheiros - SP
Fone: 3816-3877 / 3816-3839
www.universofantasias.com.br

Versártil Trajes
Avenida João Jorge Saad, 703 - Morumbi
Fone: 3744 - 1972
www.versatiltrajes.com.br

Outros endereços:
Breshow
Av. Eusebio Matoso, nº 191 - Pinheiros
Fone: 3034 - 1671 / 3034 - 4561
www.breshow.com.br

Absurdo Fantasias
Rua Sena Madureira, 788 - Vila Mariana
Fone: 5571-2579
www.absurdofantasias.com.br

Ateliê de Máscaras Roxane
Rua Lopes Chaves, 451 - Pacaembu
Fone: 3825-3488
www.atelieroxanne.com.br

A Vida É uma Fantasia
Rua dos Pinheiros, 849 - Pinheiros
Fone: 3083-3976
www.vidafantasia.com.br

Charlot Fantasias
Avenida dos Bandeirantes, 5555 - Jabaquara
Fone: 5589-5106

Atualizado em 6 Set 2011.