Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira

Valsa com os pais, vestidos de gala, cabelos armados e gravatas borboletas. Existe uma festa mais tradicional que a formatura? Nessa hora, ninguém quer errar no visual, ainda mais na frente dos amigos, da família e de toda a galera da escola. E a preocupação não é exclusiva das meninas. Os garotos também querem sair bem na foto (que sempre acaba emoldurada no quarto da mãe). Afinal de contas, não é todo dia que se deixa para trás as provas de física, advertências e o uniforme de educação física.

Para você não chegar na festa com uma gravata laranja e uma melancia na cabeça, falamos com a consultora de moda Milla Mathias, que deu algumas dicas de como chegar ao baile na estica.

Elas

Maquiagem, cabelo, unhas, roupa e acessórios. Combinar tudo isso pode parecer uma tarefa difícil. Mas não é. Segundo Milla, tudo começa pela escolha do vestido. "As cores que estão na moda são a goiaba, o roxo e o off-white. As formandas devem evitar a cor preta para os vestidos. Os bordados perderam um pouco espaço para rendas e transparências, tecidos mais leves".

Fotos: Gabriel Oliveira
As cores, goiaba, roxo e o off-white estão em alta entre as garotas nos bailes

Após definido o modelito, chega a hora de escolher o restante, com tons baseados no principal. Sandálias podem ser de salto e tiras finas. O cabelo deve estar impecável (nada que um bom salão não resolva). Para a maquiagem, a consultora aconselha realçar pontos focais do rosto, em uma composição leve, que realce os olhos e a boca.

Para finalizar, acessórios podem ser usados à vontade, priorizando itens mais discretos e elegantes. "Para complementar o look, podem ser usadas até estolas e pashminas. Brincos, colares, pulseiras e anéis, também são válidos. Bolsas devem ser pequenas e estruturadas, de cetim ou de couro discreto, tipo carteira, que estão muito em alta para ocasiões de gala".

Eles

Diferente das garotas, mas nem por isso menos arrumados, o ideal para o visual dos meninos é manter a naturalidade e seguir o tradicional. Alguns mais alternativos costumam usar o terno com tênis. Mas isso é correto na formatura? Milla responde com um sonoro NÃO! "Nem pensar. Terno e smoking só com sapato social. Tênis com esse estilo só funciona em evento fashion."

Fotos: Gabriel Oliveira
Para os meninos, o terno e o smoking são tradicionais

Portanto, siga as tradições (pelo menos uma vez na vida). Na opinião da consultora, quem quiser adotar um visual mais diferente, deve inovar em outros aspectos. "Para não ficar básicos demais, pode-se caprichar na gravata, caso ela não seja padrão. Ousar na barba, no sapato e no relógio também pode ajudar a compor um look mais moderno".

Todos

Independente do sexo, existem algumas regras básicas. A mais importante é lembrar que para se destacar, não é necessário exagerar no visual. Basta manter uma atitude espontânea e apostar no que dá certo. "Formatura é um ato solene. Sempre lembre que o menos é mais. O dress code (estilo de vestuário) do evento deve ser respeitado. Em casos formais, todos devem usar terno e gravata, no caso dos meninos. Já para meninas, vestidos longos ou nos joelhos em tecidos mais nobres realçam a feminilidade. Nessas horas não dá para inventar muito", completa Milla.

Colaboraram:

Milla Mathias
5044-5558

Aslan Rigor
Av. Rebouças, 2808 - Jardins 3815-1749
www.aslanrigor.com.br


Atualizado em 1 Dez 2011.