Guia da Semana

Foto: Getty Images

Está chegando o fim do ano e começam os questionamentos dos pais: "Qual é a melhor escola para meu filho?" ou "É melhor ele continuar na escola atual ou tentar uma mudança?".

Muitas são as dúvidas. Cada escola tem uma linguagem e uma linha de trabalho, todas maravilhosas no discurso. E tantas informações acabam por deixar os pais confusos.

A escolha de uma escola tem de ser feita, antes de tudo, respeitando alguns critérios básicos que devem partir da família e seu estilo de vida, e não o contrário.

Assim, antes de iniciar as visitas às instituições, devem-se ter claras as metas da "escola ideal" ou, pelo menos, a que mais se aproxima dos objetivos da família: tradicional, alternativa ou "meio-termo"? Espaço físico com quadras e complexos esportivos ou espaços menores e mais aconchegantes? Disciplina rígida e excesso de lições ou ênfase nas vivências? E como saber se a linha pedagógica é eficaz diante de tantas variações?

Um pouco de organização ajudará bastante nesta escolha. Assim, é importante elaborar os questionamentos que serão feitos durante as visitas, baseando-se no que a família tem em mente e, ainda, fazer uma lista de tudo o que deverá ser observado em relação aos ambientes, profissionais e diferenciais.

Alguns itens importantes a serem observados:

- Higiene - além de observar se os ambientes estão limpos, pode-se questionar a frequência com que são feitas as tarefas de higienização e os tipos de produtos que são usados para isso, pois alguns podem causar alergias para crianças menores.

- Ambientes - devem ser arejados e claros. Verifique se a iluminação é adequada, se o mobiliário está em ordem e de acordo com o objetivo proposto para o ambiente. Variedade de espaços é importante: bibliotecas, brinquedotecas, salas para estímulo físico, parques, refeitório etc.

- Profissionais - com a formação adequada, boa aparência e, o que é essencial, felizes! Profissionais satisfeitos trabalham melhor e isso reflete na alegria e aprendizagem das crianças. O ideal é uma equipe mista, que tenha tanto profissionais mais novos como mais velhos, garantindo um trabalho que une a experiência dos mais antigos às energias renovadas e muitas novidades trazidas pelos mais novos.

- Distância - é importante que não seja muito longe de casa, pois muito tempo no trânsito, seja no próprio carro ou em vans escolares, pode causar stress ao longo do ano.

O eterno dilema a respeito do número de alunos por sala:

Quando a turma é grande:


- Prós: aumentam as possibilidades de grandes amizades, que poderão ser levadas para sempre. Diversidade de personalidades e culturas cria um enriquecimento que será útil na vida profissional, quando o indivíduo deverá saber lidar com todo o tipo de personalidade.
- Contras: caso a escola não dê uma boa estrutura e apoio ao professor, pode prejudicar o ensino. Verifique o que é feito na escola para estes casos, como profissionais auxiliares e apoio pedagógico.

Quando a turma é pequena:

- Prós
: atendimento individualizado, ambiente familiar e aconchego.

- Contras: poucas oportunidades de criar muitos laços de amizade, poucas "trocas" de informações e experiências nas atividades coletivas.

Currículo - cuidado com escolas que priorizam demais os excessos de conteúdos preocupando-se pouco com a aprendizagem real. Os assuntos devem ser trabalhados de forma significativa e por meio da vivência. Todos nós sabemos que a famosa "decoreba" não funciona. Da mesma forma, a não ser que você realmente queira que o colégio seja assim, evite aqueles que "classificam" as turmas apenas pelo critério de notas, esquecendo-se de levar em conta a personalidade do aluno, suas individualidades e, principalmente, suas aptidões.

Colher informações com amigos e pais de alunos do colégio que está sendo avaliado é essencial. Sempre obtenha referências a quem já conhece a instituição por dentro.

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk.

O que faz: Pedagoga e coordenadora do colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Se é pecado, melhor não comer! Saborear o que eu gosto com prazer e sem culpa, é essencial.

Melhor lugar do Mundo: Minha casa, com meu marido e filhos e em qualquer lugar rodeada dos verdadeiros amigos.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.