Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Quem pensa que só as meninas se preocupam com a beleza e com os pequenos detalhes na hora de se cuidar, se engana! Os meninos também sofrem para deixar a pele, os cabelos e até mesmo os pêlos impecáveis. E uma das maiores dificuldades deles na hora de caprichar no visual é a barba. Por isso, preparamos um guia especial para saber como deixá-la perfeita. Confira:

Como fazer a barba
Na hora de passar a lâmina, todo cuidado é pouco. É preciso muita paciência e cautela para que nada saia errado. Confira, passo a passo, a melhor maneira de fazer a barba:

1º passo: fazer a higienização do rosto com um sabonete de limpeza suave.

2º passo: dilatar os poros colocando uma toalha quente no rosto ou usando o vapor da água do chuveiro.

3º passo: passar a espuma de barbear e, em seguida, passar a lâmina bem devagar no sentido do pêlo para não agredir a pele.

4º passo: massagear a região da barba com um creme condicionante de pH 4.5 ou 5.5 e passar novamente a lâmina, mas dessa vez no sentido contrário do pêlo, sempre bem devagar.

5º passo: depois da barba feita, nunca esquecer de finalizar com um creme ou gel cicatrizante ou calmante de acordo com o tipo de pele. Eles garantem maior proteção e conservação.

A hair stylist e barbeira Leila Bueno alerta que quem tem a barba rala e os pêlos finos podem optar pelo uso do barbeador elétrico. No entanto, os que preferirem essa técnica devem fazer a barba com lâmina pelo menos uma vez por mês. "A pele se renova sempre e com isso acumula células mortas que devem ser retiradas para que não manchem a pele", explica Leila. E quem preferir deixar as lâminas de lado não pode esquecer de fazer a higienização tanto no rosto como no aparelho.

Foto: Getty Images


Recomendações e contra-indicações
É claro que o jeito de fazer a barba é extremamente importante para que os pêlos e a pele fiquem numa boa. No entanto, é preciso muito cuidado também na hora de escolher os produtos que serão usados, afinal, é importante que eles sejam adequados para a sua cútis.

Para quem tem pele oleosa, Leila sugere que troque a espuma pelo gel na hora de passar a lâmina. Já os donos de peles normal e seca podem usar a tradicional espuma de barbear. Aqueles que têm a pele sensível são os que precisam tomar os maiores cuidados. Os produtos mais indicados são cremes de emulsão não oleosa que penetram rapidamente na pele, além disso, é necessário que eles tenham efeito calmante e reparador.

Para amenizar as irritações depois da barba feita, é aconselhável passar um mousse para peles sensíveis que limpa e refresca a cútis. Outro segredo para os donos de peles sensíveis é se barbear com água morna, sempre fazendo muita espuma com o creme.

Já na lista de contra-indicações estão as loções feitas à base de álcool. Essas não são indicadas para nenhum tipo de pele.

Pêlos encravados
Os pêlos encravados são o pesadelo de muitas pessoas e, infelizmente, surgem com freqüência. No entanto, segundo Leila, para evitar que eles aparecem no meio da barba é fácil: basta fazê-la com muito cuidado e sem pressa. "Quando o pêlo é cortado com rapidez, ele muda de posição e acaba crescendo por dentro da pele", explica a barbeira.

Para os que já sofrem com os pêlos encravados, a dica de Leila é fazer a higienização todos os dias, utilizando uma esponja vegetal em movimentos circulares e de pouca fricção durante cinco minutos.

Foto: Getty Images


Bigodes e cavanhaques
Os bigodes e os cavanhaques podem dar um charme extra ao visual, mas para isso, eles precisam estar sempre limpos, bem cuidados e aparados. Segundo Leila, os cavanhaques devem sempre respeitar o formato do rosto: para os quadrados, devem ser feitas linhas quadradas. Para os rostos mais arredondados, linhas arredondadas e os rostos pequenos são perfeitos para os cavanhaques mais discretos. A regra para os bigodes é simples: o lábio superior deve ser o limite. Eles nunca devem ultrapassá-lo.

Fonte:
Leila Bueno
Hair stylist e barbeira da clínica de estética masculina New Man
Tel.: (11) 3081 2530
End.: Av. Brasil, 1971


Atualizado em 6 Set 2011.