Guia da Semana

Foto:Getty Imagens


Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre os adultos, o cigarro é responsável por uma em cada 10 mortes no mundo. Em 2005, a média de mortes causadas pelo fumo foi de uma a cada seis segundos. No meio de tanta fumaça, as crianças sofrem sem opção alguma, 700 milhões são afetadas pelo tabaco e têm problemas respiratórios por isto.

Bem novinhos

Os malefícios para o bebê já começam dentro do útero. A gravidez é um momento complicado, mas se a mãe fuma para aliviar a tensão, o desenvolvimento do feto fica comprometido. Os danos serão sentidos mais tarde, além de ter sua saúde comprometida, quando o filho crescer pode apresentar também baixo rendimento na escola.

Mas, os problemas não param por aí, mesmo na hora da mamada o cigarro é prejudicial. A quantidade de cigarros fumada durante o aleitamento interfere na saúde do pequeno e pode gerar intoxicação, os sintomas são diarréia, taquicardia, vômito e agitação - principalmente quando a mãe fuma mais de 20 cigarros por dia. Isto acontece porque a nicotina passa da mãe para o filho através do leite.

Sem querer

O fumante passivo é aquele que inala a fumaça dos outros devido ao convívio com fumantes em ambientes fechados. As conseqüências do cigarro para quem fuma "sem querer" são graves, já que a fumaça chega diretamente, não passa por um filtro. Quase metade das crianças do mundo é fumante passiva.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as crianças que vivem com fumantes são mais propensas a ter bronquite, pneumonia e bronquiolite, além de resfriados e infecções no ouvido. Os bebês de até 1 ano de idade tem maior risco de desenvolverem doenças respiratórias e até 5 vezes mais chances de ter morte súbita.

As mães fumantes afetam a saúde de seus filhos muito mais do que os pais, isto porque elas passam mais tempo com os pequenos. Aliás, o maior risco para as crianças é quando os pais fumam dentro do carro, pois, naquele ambiente abafado, a fumaça fica presa e quem está dentro do veículo é obrigado a respirar o ar contaminado.

E dentro de casa não adianta ligar o ventilador, abrir as janelas, fumar em outro cômodo... O único modo de proteger os pequenos das doenças que o tabaco causa é propiciar um ambiente completamente livre de cigarro.

Atualizado em 6 Set 2011.