Guia da Semana

Foto: Divulgação


Desde pequeno, você, eu e todos nós fomos acostumados a ter de competir. Precisamos ir bem na escola, precisamos conseguir um bom emprego, precisamos ter o melhor namorado ou namorada, etc. Mas quem são realmente os ganhadores e os perdedores?

Você provavelmente já ouviu falar de Glee. O seriado é sobre uma atividade extracurricular, onde eles cantam e dançam. Mas por que o professor de espanhol decidiu reabrir o clube? Quais os alunos que fazem parte dele? O professor já tinha feito parte de lá quando estava no ensino médio e resolveu reabri-lo porque sentiu um vazio na própria vida. Os alunos que participam não se sentem incluídos na escola: são os nerds. Lá, participar do Glee não é considerado ser in. Pelo contrário: existe muito preconceito. Enquanto isso, em outra escola na mesma cidade, para participar do Glee você precisa ser muito in. Por este exemplo, você pode ver como tudo é relativo ao ambiente em que vivemos.

Todos nós precisamos nos destacar. A resposta está dentro de cada um de nós. Descubra os seus talentos e habilidades e você terá a chave para se destacar e ser mais popular. Não pense que você vai mudar os outros, mas os outros terão de se adaptar à sua nova maneira de ser e de se comportar. Não acredite em milagres. Levará muito tempo, mas, uma vez que a decisão foi tomada, não tem como voltar atrás.

O que é ser in? Ter a melhor roupa de marca? Dirigir o melhor carro? Na maior parte das vezes, não. Você já viu alguns amigos seus que não têm nada disso e conseguem sair com as meninas ou meninos mais legais? Você já se viu perguntando por quê. Pode ser que eles descobriram seus próprios talentos e desenvolveram suas próprias habilidades. As pessoas que se destacam através delas são mais seguras e não são vazias. Essas pessoas normalmente têm assunto e sabem conversar. Enfim, a vida delas é divertida e boa.

Aproveite essas férias e veja o que você é capaz de fazer. Alguns gostam de cozinhar, outros, de algum esporte, trabalhos manuais, cantar, dançar, atuar. Você poderá até propor na sua escola a criação de uma atividade extracurricular. Dê asas à sua imaginação e você terá um meio de canalizar o seu estresse e, ao mesmo tempo, se desenvolver como pessoa. No começo, pode não ser fácil, e você pode até encontrar alguma resistência. Mas, depois de um tempo, será muito bom olhar para trás e ver o quanto você cresceu e quantas mudanças ocorreram na sua vida.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

Os vestibulares chegaram

O poder pessoal

Crescer antes do tempo

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: Psicopedagoga.

Pecado gastronômico: Adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.