Guia da Semana

Arthur

Foto: Divulgação/ TV Cultura


A série, baseada nos livros de Marc Brown, estimula a leitura e a escrita e tornou-se sucesso mundial. Vencedor de três prêmios Emmy para Animações Infantis, o desenho conta a história de Arthur, um porquinho-da-terra de oito anos de idade.

Arthur é um "garoto" normal e vive rodeado pela irmã e pelos melhores amigos. A turminha aceita os mais variados desafios, como ficar uma semana sem TV, e sempre consegue resolver os problemas, com imaginação, bondade e bom humor.

Serviço:
Exibido pela TV Cultura aos domingos, a partir das 11h45.


Ben 10: Força Alienígena

Foto: Divulgação/ CartoonNetwork


Depois de derrotar o vilão Vilgax, Ben conseguiu tirar o Omnitrix de seu braço e passou a levar a vida de um garoto normal. Cinco anos depois, seu avô Max desaparece, deixando uma misteriosa mensagem: é hora de usar de novo o artefato Alien.

Na segunda fase do desenho, a identidade do herói é revelada ao mundo e o jovem se torna uma superestrela. Com sua prima Gwen, Kevin e outros aliados, Ben tem 10 novas formas alienígenas que o ajudarão a resolver o mistério e proteger a Terra mais uma vez.

A história do heroi ganhará mais emoção em sua nova fase: Supremacia Alienígena, que passará a ser exibida pelo Cartoon Network em 10 de outubro, às 19h30.

Serviço:
Exibido pelo SBT durante o Bom Dia e Cia, de segunda a sexta, a partir das 9h.
Exibido pelo Cartoon Network aos domingos, às 10h.
Supremacia Alienígena: exibido pelo Cartoon Network aos domingos, às 19h30, a partir de 10 de outubro.



Bob Esponja

Foto: Divulgação/ Nickelodeon


Exibido pela Globo e Nickelodeon é considerado um dos maiores sucessos em animação. Está no ar há 10 anos e presente em 170 países. Bob Esponja é uma esponja do mar quadrada e amarela, que vive no Oceano Pacífico, e tem um caramujo como animal de estimação.

Bob mora dentro de um abacaxi e vive perturbando seu vizinho mal-humorado, o Lula Molusco. Suas principais características são ingenuidade, inocência, otimismo e criatividade. Com forte tendência natural a se envolver em confusões, apronta todas ao lado do melhor amigo Patrick, uma estrela-do-mar, e da esquilinha surfista Sandy Bochechas, sua paixão platônica.

Durante sete anos, o instituto Markwald, La Madrid y Asociados pesquisou o comportamento de crianças latino-americanas de 6 a 11 anos. Os resultados, publicados em 2008, mostraram que 96% das crianças brasileiras conhecem o personagem e 83% afirmam que ele é um de seus favoritos. A pesquisa revelou ainda que 57% das crianças de 3 a 5 anos e 47% de 6 a 11 anos ptê produtos do Bob Esponja.

Serviço:
Exibido pela Rede Globo durante a TV Globinho, de segunda a sexta, a partir das 9h45.
Exibido pela Nickelodeon de segunda a sexta, às 9h30, 11h30 e 16h30. Aos finais de semana, às 10h30, 12h e 17h30.


Castelo Rá-Tim-Bum

Foto: Divulgação/ TV Cultura


Voltada para crianças de quatro a oito anos, a série é educativa e explora a riqueza e a magia do mundo infantil. Na trama, há atores, bonecos, animações, músicas divertidas e efeitos especiais que ensinam aos pequenos noções de ciências, história, música, artes, ecologia e cidadania.

A série é ambientada em um castelo, onde vivem moradores pra lá de interessantes. O dono do local é o doutor Victor, um mago e inventor de três mil anos de idade. Há também a feiticeira Morgana, com 5.999 anos de vida. O protagonista da história é Nino, um "menino" de 300 anos de idade. Ao lado de seus melhores amigos, Pedro, Biba e Zequinha, vive as mais fantásticas aventuras e confusões.

Serviço:
Exibido pela TV Cultura de segunda a sexta, às 9h15 e 16h45, e aos sábados às 17h.


Chaves

Foto: Site SBT


Exibido no Brasil há 26 anos pelo SBT, Chaves continua em alta. De origem mexicana, o programa se passa em uma vila simples, onde os moradores se ajudam, brigam, fazem trapalhadas e se envolvem nas mais improváveis situações.

Chaves tem oito anos e mora em um barril. É ingênuo, bondoso, não tem família e é apaixonado por sanduíche de presunto. É o melhor amigo da oportunista Chiquinha e do exibido Quico, sendo sempre feito de bobo pelos dois.

Serviço:
Exibido pelo SBT de segunda a sexta, às 12h30. Sábados, às 6h e às 12h30.


Cocoricó

Foto: Divulgação/ TV Cultura


De um jeito simples e divertido, o programa conta o dia a dia na roça, onde Júlio e sua turma se divertem em meio à natureza. É uma produção consagrada da TV Cultura, que reforça a integração social, aborda situações do mundo real vivenciadas pelas crianças e discute, com leveza e bom humor, conceitos importantes como amizade, cidadania e solidariedade.

Júlio é um menino de oito anos, esperto, curioso e inteligente, que nasceu na cidade grande, mas foi passar férias com os avós na Fazenda Cocoricó. É apaixonado pelo campo e pelos animais. Seus melhroes amigos são Zazá, Lola e Lilica, o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, a indiazinha Oriba, o morcego Toquinho, o porquinho Astolfo e o papagaio Caco.

Serviço:
Exibido pela TV Cultura de segunda a sábado, às 11h15 e 15h30, e aos domingos, a partir das 11h30.


Doug

Foto: Divulgação/ TV Cultura


A animação mostra a rotina e os pensamentos do estudante Doug Funnie ao lado do seu cachorro Costelinha e dos seus amigos Skeeter Valentine e Patti Maionese, porquem Doug é apaixonado. A turma tem um inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. Doug também tem conflitos com sua irmã mais velha, Judy, que praticamente ignora a existência do irmão.

Na série, a imaginação do garoto reage a várias situações cotidianase o ajuda a superar medos, inseguranças e a ser sempre otimista.

Serviço:
Exibido pela TV Cultura, de segunda a sexta, às 12h30 e 17h15, e aos sábados, a partir das 17h30.


Ei Arnold

Foto: Divulgação/ Nickelodeon

Arnold é um garotinho com uma mente muito criativa e um penteado que desafia a lei da gravidade. Arnold e seus amigos Gerald e Helga vivem experiências típicas da infância e se divertem com as novidades e descobertas apresentadas pela vida.

A série apresenta as dificuldades da infância na cidade grande, a partir do ponto de vista de Arnold, um menino -aparentemente- um pouco mais inteligente do que o normal. Helga adora atormentá-lo, mas, na verdade, o ama em segredo.

Serviço:
Exibido pela Bandeirantes, durante o Band Kids, de segunda a sexta, a partir das 8h.
Exibido pela Nickelodeon de segunda a sexta, à meia-noite e às 4h.


Família Dinossauro

Foto: Divulgação/ Band


A clássica série conta a vida de um grupo de dinossauros, a família Silva Sauro. O clã e seus amigos vivem histórias engraçadas, se envolvem nas mais divertidas trapalhadas e fazem uma crítica bem-humorada ao estilo de vida americano e aos costumes da classe média.

Dino da Silva Sauro é o patriarca da família e trabalha derrubando árvores; faz o estilo bonachão e comilão. Sua esposa, Fran, é a mãe e esposa perfeita, dedicada ao marido e aos três filhos: Bobby, Charlene e Baby.

Serviço:
Exibido pela Bandeirantes de segunda a sexta, às 14h30.


Fanboy e Chum Chum

Foto: Divulgação/ NIckelodeon


Uma das novidades da Nickelodeon, entrou no ar em abril de 2010. A série, uma combinação de animação tradicional com imagens geradas por computador pela tecnologia CG (computer graphic), mostra com muito humor as aventuras de dois grandes amigos apaixonados por histórias em quadrinhos, heróis e ficção científica.

Serviço:
Exibido pela Nickelodeon de segunda a sexta, às 16h, e aos finais de semana às 11h30 e às 13h.


Hannah Montana

Foto: Divulgação/ Disney Channel


A série norte-americana é exibida no Brasil pelo Disney Channel e pela TV Globo. A trama conta a história da adolescente Miley Stewart, uma jovem com vida dupla: durante o dia é uma estudante comum e, à noite, uma cantora pop famosa. Apenas sua família e sua melhor amiga, Lilly, sabem do seu segredo.


Serviço:
Exibida pela Rede Globo aos sábados, às 9h45.
Exibida pelo Disney Channel de segunda a quinta, às 17h55.



Hot Wheels Battle Force 5

Foto: Divulgação/ CartoonNetwork


O seriado Battle Force 5 traz um time de pilotos de elite que, em seus veículos descolados e ultra-velozes, quebram barreiras inter-dimensionais para chegar às zonas de combate e defender o planeta das forças malignas.

A série alcançou a terceira posição entre os desenhos mais assistidos do canal Cartoon Network nos Estados Unidos, com mais de 27 milhões de expectadores a partir dos três anos de idade.

Serviço:
Exibido pelo SBT durante o Bom Dia e Cia, de segunda a sexta, a partir das 9h.
Exibido pelo Cartoon Network de segunda a sexta, às 12h.



Kid vs kat

Foto: Divulgação/ Disney XD



Voltado a meninos de 8 a 12 anos de idade, o desenho conta a história de Coop, um garoto de 10 anos que, inexplicavelmente, não consegue se entender com um gato malvado, cuja dona é sua irmã.

Kat é um gato sem pelo, que escolheu Coop como alvo principal de suas travessuras. Muito mais do que rosnar e arranhar, o gato é capaz de uma gama infinita de maldades: destruir todos os convites de aniversário do "inimigo" e criar um perfil falso no MySpace para que o menino seja expulso do colégio. Apesar de todas as traquinagens, Coop nunca consegue provar a culpa do gato.

Serviço:
Exibido pelo Disney XD em horários diversos, conforme programação semanal.


Meu AmigãoZão

Foto: Divulgação/ Discovery Kids


Série brasileira lançada em 2009, indicada para crianças em idade pré-escolar. Na animação, os pequenos Yuri, Lili, Matt e seus "amigãozões" Golias (um elefante azul), Nessa (uma girafa rosa) e Bongo (um canguru verde) enfrentam juntos os desafios de crescer. Eles vencem problemas como o medo do escuro, de altura, de falar em público.

Serviço:
Exibido pelo Discovery Kids de segunda a sexta, às 12h30.


Naruto

Foto: Divulgação/ CartoonNetwork


Naruto é um garoto loiro, que usa sempre um macacão laranja. Ele treina para se tornar um verdadeiro ninja e realizar seu grande sonho. Herói cabeça-dura tem muita garra e força de vontade para vencer os desafios nos treinos e na vida.

Serviço:
Exibido pelo SBT durante o Bom Dia e Cia, de segunda a sexta, a partir das 9h. Exibido pelo Cartoon Network às quartas, às 19h30.


Os Padrinhos Mágicos

Foto: Divulgação/ Nickelodeon



É um dos maiores sucessos mundiais em desenho animado. Narra as aventuras de Timmy Turner, um garoto de 10 anos que leva uma vida comum, com todos os problemas e desafios típicos da idade. Mas Timmy tem uma sorte extra: possui dois padrinhos mágicos: Cosmo e Wanda. Os dois são casados, têm varinhas mágicas e fazem de tudo para ajudar o afilhado. Só que o que deveria ser sorte se transforma em confusão, pois os padrinhos são mais do que atrapalhados.

Serviço:
Exibido pelo Nickelodeon de segunda a sexta, às 13h30 e às 17h, e nos finais de semana, às 13h30.


Os Pinguins de Madagascar

Foto: Divulgação/ Nickelodeon


No ar há pouco mais de um ano, o desenho conta as aventuras dos engraçados e aventureiros pinguins que estrelaram os filmes Madagascar. A turma vive no zoológico do Central Park, em nova York.

Os personagens Capitão, Kowalski, Rico e Recruta são os responsáveis por manter a paz e a tranquilidade dos animais do zôo enquanto aprontam todas em missões secretas. Mas, quando tudo parece em harmonia, um novo vizinho aparece para acabar com o sossego: Julian, o Rei dos Lêmures, um animal que tem ego inflado e que não se preocupa com o bem-estar da comunidade.

Serviço:
Exibido pela Rede Globo durante a TV Globinho, de segunda a sexta, a partir das 9h45. Exibido pela Nickelodeon de segunda a sexta, às 13h e às 17h30, e aos finais de semana, às 11h e às 14h.


Picapau

Foto: Wikipedia


Criado nos anos 1940, nos Estados Unidos, o Pícapau começou a ser exibido no Brasil uma década depois, com o lançamento da TV no país. Ao longo do tempo, o personagem sofreu algumas modificações: ficou mais gordinho, mais magrinho, mais escuro, mudou o tom da voz. Mas o sucesso continuou o mesmo e ainda hoje o Picapau é um dos preferidos da molecada.

Com topete vermelho e penas azuis e brancas, o Picapau é o típico herói bem-humorado, esperto e criativo em suas armadilhas contra os inimigos. Sua principal característica é a risada longa e escandalosa, que solta quando apronta ou se dá mal.

Serviço:
Exibido pela Record, aos domingos, às 8h (São Paulo).


Três Espiãs Demais

Foto: Site Rede Globo


A série conta a história de três adolescentes de Beverly Hills: Sam, Clover e Alex. Elas fazem parte da Organização Mundial de Proteção Humana e são comandadas por Jerry, líder da instituição secreta. Na trama, as garotas se dividem entre suas tarefas cotidianas, como lições de casa, provas, garotos, compras e diversão, e suas missões dentro da Organização. A maior rival do trio é a patricinha Mandy.

Serviço:
Exibida pela RedeGlobo durante a TV Globinho, aos sábados, a partir das 9h45.


Ursinhos Carinhosos: Aventuras na Terra do Carinho

Foto: Divulgação/ Playhouse



O desenho, famoso nos anos 1980 e 1990, continua fazendo sucesso entre as crianças de 2 a 5 anos. O programa apresenta um grupo de ursinhos coloridos, cada um com um jeito especial de dar carinho e um símbolo na barriga.


Serviço:
Exibido pelo Playhouse Disney em horários variados, conforme programação semanal.


WordWorld

Foto: Divulgação/ Discovery Kids



Lançada em julho de 2010, a série já é mania entre as crianças. Educativa, a animação estimula os pequenos a aprenderem palavras em inglês e a descobrirem o mundo em outros idiomas.

No desenho, os personagens e objetos que compõem a história são formados pelas letras dos seus respectivos nomes em inglês. Cada episódio narra as divertidas aventuras de um grupo de bichinhos formado por Duck, o pato; Sheep, a ovelha; Frog, o sapo; Pig, o porco; Ant, a formiga e Bear, o urso.

Serviço:
Exibido pelo Discovery Kids de segunda a sexta, às 8h30 e em horário alternativo às 19h.


Zack e Cody: Gêmeos a Bordo

Foto: Divulgação// Disney Channel


A série gira em torno de um cruzeiro que percorre o mundo com turistas e estudantes da escola Seven Seas. A bordo, estão os gêmeos Zack e Cody, e a garota Bailey e a filha do dono do navio, London. Em alto-mar, a turma se envolve em diversas confusões e aprontam as mais variadas trapalhadas.

Serviço:
Exibida pela Rede Globo durante a TV Globinho, aos sábados, a partir das 9h45. Exibida pelo Disney Channel de segunda a quinta, às 18h35.

Atualizado em 1 Dez 2011.