Guia da Semana

Foto: Reprodução

Falta pouco para o início da Copa do Mundo na África do Sul. Uma das melhores maneiras de entrar no clima da competição é com o game 2010 FIFA World Cup South Africa, lançado pela Electronic Arts, como sempre acontece a cada edição do torneio.

O jogo conta com os dez estádios oficiais, incluindo o Soccer City, de Joanesburgo - local das partidas de abertura e encerramento do Mundial. Todas as 32 equipes estão licenciadas para a competição. Embora o produto tenha sido lançado antes das convocações finais, é possível acertar os elencos de forma manual ou por meio de atualizações online.

Em relação à jogabilidade, é muito parecido ao que já foi visto no Fifa 2010. Tecnicamente, a reprodução dos movimentos dos atletas e a física são perfeitas. O que deixa um pouco a desejar mesmo são alguns gráficos, quando focados em um jogador. O Kaká, do Brasil, é um exemplo de quem está longe de estar fiel a realidade, em questão de aparência. Por outro lado, as apresentações, como entradas em campo, torcida e até os treinadores, passam um clima muito legal.

Como não podia deixar de ser, o modo Copa do Mundo é o prato principal, com a divisão dos grupos e tudo. Também é permitido customizar a competição, alternando times ou até disputando eliminatórias. Já na modalidade Story of Qualifying, é possível tentar repetir jogos históricos, como aquele em que a França conquistou a classificação contra a Irlanda, com um gol irregular, já que o atacante Thierry Henry havia ajeitado a bola com a mão.

As melhores inovações ficam para as modalidades online. Além dos simples amistosos, há uma competição específica para os jogadores simularem uma copa virtual. E também há o Battle of Nations, em que o usuário escolhe o país de sua preferência. Essa nação somará pontos em um ranking conforme o desempenho do seu grupo de players.

Em geral, o game oficial da Copa do Mundo agrada demais. O problema é que se trata de um jogo "temporário", já que a competição termina em julho. Vale ressaltar que não tem clubes, apenas seleções. Também é de se lamentar a falta de narração em português e versões para PC e PlayStation 2.

Ficha Técnica:

Game: 2010 FIFA World Cup South Africa
Preço: R$ 229,90 (para PS3 e X360)
Gênero: Esporte
Empresa: EA Sports
Plataformas: PSP, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii

Dica: Tabelar é uma das melhores maneiras de tentar enganar as defesas adversárias. Para isso, segure o botão L1 (LB no Xbox 360) na hora de fazer o passe.

Leia as colunas anteriores de Diego Guichard:

Vai começar a festa

Venda de jogos online

Quem é o colunista: Diego Guichard.

O que faz: Colunista de games de Zero Hora, A Notícia e clicRBS. Jornalista do clicEsportes.

Pecado Gastronômico: Viciado em Sushi e Coca-Cola.

Melhor lugar do mundo: O aconchego do lar, sempre conectado. Mas todo ano, sempre separo finais de semana para a Serra Gaúcha.

Fale com ele: [email protected] Twitter: @diegoguichard. Ou acesse seus blogs: Canal dos Games ou Zerohora

Atualizado em 6 Set 2011.