Guia da Semana

Foto: Getty Images


Muito comum em bebês, o sapinho é uma infecção causada por fungo que atinge a boca. Pode afetar gengivas, lábios, língua e a parte interna da bochecha.

Identificar é simples, na área infectada aparecem lesões esbranquiçadas que vêm acompanhadas por dor e, em alguns casos, inchaço. Geralmente não é indício de problemas mais sérios, mas pode significar baixa resistência do organismo ou aparecer como conseqüência de doenças que atingem o sistema imunológico. Em todo caso, é fundamental procurar um médico.

Cura

Apesar de ser um problema simples, se não tratado, o sapinho pode se agravar e atrapalhar a alimentação da criança. O Dr. Eden Douglas Arantes, pediatra, receita um anti-fúngico, "O tratamento deve ser na região oral, onde se encontram as feridas, com uma solução de Nistotina". Em nenhuma circunstância os pais devem tentar raspar a área atingida, isto só traria mais dor e desconforto.

Prevenção

Os pequenos ainda não têm noções claras sobre limpeza ou dos perigos que se escondem na sujeira. Portanto, é importante observar se a criança pega coisas do chão e coloca na boca. Para evitar o sapinho, é necessário cuidar da higiene oral. O recomendado é não dar chupetas ou chuquinhas - madeiras menores.

Caso o bebê ainda tome leite do peito, a mãe deve limpar bem o seio antes e depois da mamada. É importante lembrar que o excesso de doces na alimentação pode agravar o caso, já que o açúcar facilita a proliferação do fungo.

Se houver uma criança infectada em casa, é preciso tomar alguns cuidados para que o fungo não se espalhe para outras pessoas. O Dr. Arantes dá algumas dicas, "Sempre evitar o contato de crianças não infectadas com chupetas e mamadeiras da criança com sapinho. Manter a higiene das mãos e das bocas de todas as pessoas que convivem na casa".

Fonte:
Dr. Eden Douglas Arantes, médico pediatra
Diretor da Clínica Médica Uni-Neo .
Telefone: (11) 5575-7413.

Atualizado em 1 Dez 2011.