Guia da Semana

Foto: Getty Images


Uma boa noite de sono é fundamental para o equilíbrio do ser humano. Em se tratando de crianças, é ainda mais importante. A criança necessita de um bom sono, levando-se em consideração sua duração e qualidade. Para as crianças, a necessidade de duração do sono se faz por um período de nove a onze horas.

A quantidade de horas que se dorme é variável de pessoa para pessoa. No caso das crianças, os responsáveis deverão estabelecer uma rotina, determinando o horário que a criança deverá "desacelerar" e, então, iniciar um ritual para adormecer.

Para tanto, é importante que a criança esteja vestida o mais confortável possível, bem como exposta a um ambiente favorável (sem muito ruído, sem televisão, sem luminosidade).

Leitura só será recomendada se a história não contiver episódios de violência ou suspense, caso contrário, a crianças não "desliga".

A saúde física da criança também deverá ser observada, visto que tais problemas poderão interferir na qualidade do sono. Como por exemplo, a que respira pela boca (respirador oral) tenderá a ter um sono mais agitado.

Não devemos esquecer e sempre levar em consideração a importância de a criança, desde bebê, dormir em seu berço ou cama e se possível em seu próprio quarto.

Não habituá-la a dormir com luz acesa ou outro artifício, como por exemplo, panos, bonecos, chupeta entre outros, acreditando nisso como segurança, pois a tendência e gerar dependência.

Se a criança demonstrar dificuldade para pegar no sono, observar o seu dia (a rotina da criança), pois ela deverá começar a desacelerar por pelo menos duas horas antes de dormir.

Um banho com sabonete aromático relaxante também pode ajudar. Lembre-se que estes banhos que antecedem o sono não podem ser estimulantes, e, principalmente em se tratando dos bebês, não colocar brinquedos ou mesmo brincar, pois isso favorece o despertar.

As luzes e os sons, de maneira geral, deverão diminuir na casa para que a criança possa perceber que chegou o momento de relaxar e ir para cama dormir.

Os responsáveis devem evitar oferecer alimentos ou bebidas estimulantes próximo ao horário de a criança dormir, como por exemplo, chocolate, refrigerantes, chás com cafeína e café.

A privação de sono poderá acarretar dificuldades na capacidade de atenção, memória, criatividade e funções motoras. Além de aspectos relacionados à saúde propriamente dita, como por exemplo, o hormônio do crescimento, pois sua produção ocorre durante o sono.

Crianças que não dormem bem, muitas vezes serão confundidas como hiperativas, já que a falta de sono, geralmente, causa irritabilidade e dificuldade para manter atenção, assim como a memorização dos fatos aprendidos.

Dificuldade no sono pode atrasar o desenvolvimento das crianças, além de provocar alteração de humor e a prejudicar diretamente nas atividades do dia-a-dia, devido à sonolência.


Quem é a colunista: Raquel Caruso
O que faz: Coordena três unidades da Clínica Multidisciplinar EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico, em São Paulo, e atua nas áreas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade. Ministro palestras, cursos e supervisões nestas áreas.
Pecado gastronômico: massas em geral, como boa descendente de Italianos.
Melhor lugar do Brasil: Natal (Rio Grande do Norte) e Amazonas (encontro das águas)
Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 1 Dez 2011.