Guia da Semana

Erica Gomes Pontes

www.morguefile.com

"Pirulito que bate, bate...
Pirulito que já bateu...
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu..."
(cantiga do folclore brasileiro)

Há quem acredite que carinho e afeto são pedaços de um passado distante e antigo como os versos da pequena cantiga folclórica. Perdidos em suas rotinas alienantes, trancados em seus castelos de trabalho estafante, muitos pais se esqueceram do mágico e transformador sorriso que surge quando alguém querido nos surpreende com uma demonstração de carinho.

Mas quem tem tempo pra um abraço? Quem está disposto a ler junto? A cantar junto? Quem se atreve a escrever um bilhete de bom-dia?

www.morguefile.com
A triste e séria constatação de nossa época é que apesar do progresso tecnológico alcançado, retrocedemos eras inteiras no que se refere à capacidade de sermos afetuosos uns com os outros.

Talvez tenhamos desaprendido, ou somente precisemos de ajuda para relembrar, e neste quesito, os melhores tutores com certeza são as crianças, pois elas de fato sabem reconhecer o que é preciso valorizar para ser feliz.

E o que as crianças fazem? Elas brincam! É verdade, no fantástico universo infantil, tudo pode ser brinquedo! E é na simples, porém fundamental ação de brincar, que se constroem como sujeitos de sua própria história, estreitando vínculos relacionais e laços afetivos, pois para brincar é preciso se envolver e se revelar.

www.morguefile.com
Eis o segredo: Pais se envolvam com seus filhos!

Se permitam revelar-se!

Brinquem!

www.sxc.hu
Saibam acolher as palavras e os pensamentos, saibam reconhecer as conquistas diárias, construam uma atmosfera de verdade e segurança onde a intimidade possa florescer sendo presentes de corpo e alma por menor que seja o instante.

Estes serão os tesouros que carregaremos conosco por toda a vida, nossas lembranças mais preciosas.

Todo o resto é o mais descartável supérfluo, já que o que nos move é o que nos AFETA...

E então... Cadê o abraço?

Quem é o colunista: Erica Gomes Pontes
O que faz: Psicóloga especialista em Psicologia da Educação, Psicomotricista, Musicoterapeuta, Arteterapeuta, compositora e intérprete de músicas infantis, escritora e implementadora de cursos de formação para professores.
Pecado gastronômico: Chocolate!
Melhor lugar do Brasil: minha casa!
Fale com ela: [email protected], [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.