
Responsáveis por realizar o cortejo da noiva rumo ao altar, as daminhas de honra já garantiram lugar cativo nas cerimônias matrimoniais. Tradicionalmente, são elas que carregam as alianças e um cesto repleto de pétalas - ou outros itens, como doces embalados, confetes e pirulitos circulares. Mais modestos, os arranjos feitos com uma única flor e ou um buquê de rosas, flertando com o mesmo estilo escolhido pela noiva, são outras opções.
Na hora de escolher o traje infantil, o branco tem perdido espaço e deu lugar a cores mais alegres e chamativas, como aponta Daniela Tonetti, proprietária da marca D.Tonetti Moda Bebê e Daminhas de Honra. "As cores mais escolhidas são o rosa e o verde. A preferência nos dias de hoje é a opinião das crianças, que acabam escolhendo, na maioria das vezes, o rosa", explica.
Mesmo com o aumento de tons e combinações que podem vestir as pequenas damas, as cores suaves e os tons pastéis ainda garantem quase uma boa parcela da preferência na hora da compra. Segundo a empresária, foi-se o tempo em que a daminha era uma réplica da anfitriã. Por isso, dar um toque a mais nas peças brancas, com laços de cetim, bordados, rendas e os objetos que são carregados por elas, completam a elegância e garantem um look moderno.

Peças com estampas vistosas são uma novidade no mercado nos últimos anos, como o petit poá, representado em diferentes colorações e formas.
Vale lembrar que a regra continua a mesma: nas cerimônias matutinas os modelos com tecidos leves e estampas minimalistas, encabeçados pelos florais e cores claras, são os mais indicados. As saias na altura da canela garantem maior fluidez e conforto. À noite, os vestidinhos feitos de cetim, tafetá ou organza, acompanhados por tons e detalhes mais chamativos, são opções que garantem um visual mais sofisticado.
Atente-se: Se a cerimônia contar com duas daminhas ou mais, é ideal que elas estejam vestidas iguais ou com estilos próximos, para não chamarem a atenção e ofuscarem o brilho da noiva.
Na hora de escolher o penteado da daminha, atente-se aos seguintes pontos: · Flores naturais, fitas, tiaras e pins são alternativas de arranjos para o cabelo; · Nas cerimônias em ambientes abertos, cabelos semipresos com os cachinhos soltos é o mais indicado; · À noite, cabelos presos, no estilo coque; · Recomenda-se que o modelo da daminha seja diferente do da noiva (isto serve também para o vestido, buquê e sapatos); · Faça o teste no cabelereiro com pelo menos uma semana de antecedência, garantindo maior conforto para a pequena. |
Serviço:
D.Tonetti
Rua Dom Armando Lombardi, 306
Jardim Guedala
Fone: (11) 3722-1702
Maria Cereja
R. Capitão Antônio Rosa, 394
Tel.: (11) 3057-4035 / 7716-4220
La Novia
R. Lopes Amaral, nº 77
Itaim Bibi
Tel.: (11) 3044-2895
Só a Rigor
Av. Rebouças, 2445
Jardim América
Tel.: (11) 3064 - 3818
Pronuptia Noivas
Rua do Ouvidor, 130 - sobreloja 217
Tel.: (21) 2242 - 9293
Foto de abertura: Getty Images
Foto da matéria: Divulgação (D. Tonetti)
Atualizado em 1 Dez 2011.